Teste 11 – Redes de Computadores

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Redes de Computadores

* Clique aqui para acessar as questões por matéria da disciplina.

Teste 11 – Redes de Computadores

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Questão #1: (IBFC – EBSERH/2017) Quanto aos principais protocolos de Correio Eletrônico, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo): 
 ( ) No Brasil provedores utilizam o SMTP na porta 587 para diminuir spams. 
 ( ) POP3 é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. 
 ( ) IMAP é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet.

Questão #2: (UFCG – UFCG /2016) Com base nos protocolos de trocas de e-mail SMTP, IMAP e POP3, assinale a alternativa correta.

Questão #3: (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2016) Os protocolos de rede SSH e SMTP usam, respectivamente, as portas de comunicação

Questão #4: (CESPE – TCE-SC/2016) Acerca de redes de computadores e de protocolos TCP/IP, julgue o item a seguir. 
 Após o servidor local SMTP aceitar uma mensagem para subsequente envio, é necessário determinar o endereço do servidor de email do destinatário. Essa etapa é realizada mediante consulta DNS a um servidor de nomes capaz de prover a informação, no qual serão verificados os registros especiais MX (mail exchange).

Questão #5: (IBFC – POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/2017) Servidores de correio eletrônico (e-mail) utilizam o protocolo SMTP para o envio de mensagens, entretanto, na manipulação de caixa postais para a recuperação de mensagens, são utilizados outros protocolos. Abaixo são apresentados os nomes de três protocolos: 
 I. SMB (Server Message Block). 
 II. POP3 (Post Ofce Protocol – versão 3). 
 III. IMAP (Internet Message Access Protocol). 
 Assinale a alternativa que apresenta os protocolos utilizados em aplicativos que fazem a manipulação de servidores de correios eletrônicos para a recuperação de mensagens:

Questão #6: (COMPERVE – MPE-RN/2017) Objetivando-se enviar informações por meio de uma rede de computadores, é necessário organizar esse processo de comunicação por meio de protocolos. Esses protocolos estabelecem regras para diversos tipos de aplicações e envio de mensagens. Para que seja possível usar navegadores na internet e enviar e-mails, são utilizados, respectivamente, os protocolos

Questão #7: (IBFC – EBSERH/2016) Quanto aos Servidores de Correio abaixo, analise as afirmativas, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 
( ) Sendmail não suporta o protocolo SMTP para o envio de emails. 
( ) qmail foi desenvolvido para rodar tanto em ambiente Windows como Linux. 
( ) Procmail tem como principal funcionalidade a fltragem de e-mails.

Questão #8: (Quadrix – CFO-DF/2017) Acerca do sistema de nomes de domínios (DNS), do protocolo de transferência de arquivos (FTP) e da rede virtual privada (VPN), julgue o item subsecutivo. 
 É permitido, via FTP, a um usuário, desde que autorizado pelo servidor, realizar cópia de arquivos tanto do computador local do usuário para o computador remoto (servidor) como em sentido contrário.

Questão #9: (CESPE – TRE-PE/2017) Com relação aos protocolos de Internet S M T P (single mail transfer protocol) e H T T P (hyper text transfer protocol), assinale a opção correta.

Questão #10: (FCC – TRE-SP/2017) Um Técnico do TRE-SP, com função de administrador do computador servidor com sistema operacional CentOS 6.2, em uma situação hipotética, deve configurar o serviço de servidor FTP para desabilitar o acesso anônimo. Para essa configuração, ele deve editar o arquivo:

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #11: (IBFC – EBSERH/2016) Relacione os números dos protocolos abaixo com as letras de suas principais funcionalidades: 
 (1) FTP  
(2) IMAP  
(3) NAT (4) Telnet 
 (W) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. 
 (X) é um protocolo cliente-servidor usado para permitir a comunicação remota entre computadores ligados em uma rede baseada em TCP. 
 (Y) é uma rápida e versátil forma de transferência de arquivos, sendo uma das mais utilizadas na web. 
 (Z) é uma técnica para reescrever os endereços IPs de origem, que passam por um roteador ou firewall, para que um computador de uma LAN tenha acesso à web.

(1) FTP 
é uma rápida e versátil forma de transferência de arquivos, sendo uma das mais utilizadas na web. 
Para ler mais sobre o assunto, acesse: FTP (+) 
  
(2) IMAP 
é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. 
Para ler mais sobre o assunto, acesse: POP e IMAP (+) 
  
(3) NAT 
é uma técnica para reescrever os endereços IPs de origem, que passam por um roteador ou frewall, para que um computador de uma LAN tenha acesso à web. 
Para ler mais sobre o assunto, acesse: NAT (+) 
  
(4) Telnet 
é um protocolo cliente-servidor usado para permitir a comunicação remota entre computadores ligados em uma rede baseada em TCP. 
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Telnet (+)

Questão #12: (IF-SP – IF-SP/2011) Qual dos protocolos abaixo é usado para criar VPNs de camada 3?

Questão #13: (IBFC – EBSERH/2016) O protocolo que é especificado na norma RFC959 que usa duas conexões TCP, uma para dados e outra para controle respectivamente pelas portas 20 e 21 é o protocolo ________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Questão #14: (IFB – IFB/2017) Sobre o processo de envio de mensagem eletrônica e seus protocolos, assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) para cada uma das afirmativas abaixo. 
 ( ) Os protocolos SMTP e POP são soluções alternativas para o envio de mensagens de correio eletrônico. 
 ( ) Os registros de recursos tipo MX e tipo A são fundamentais para que se possa enviar um e-mail. 
 ( ) O Agente de Transferência é um software usado para compor a mensagem e enviá-la ao destinatário. 
 Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

msg