.Teste 12: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos >  Conhecimentos Gerais >  Língua Portuguesa > Questões Gerais

Teste 12: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.

Results

#1. Ainda não sei _______________ gosto de música. Compro CD e gostaria de saber ____________________ compro sempre.

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#2. Assinale a alternativa correta: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: 

Estava preocupado com o porquê da questão. 

                • A forma porquê representa um substantivo. Significa “causa”, “razão”, “motivo” e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo).

               

               

           

           

           

       

       

 

 

 

Errado: 

Essas são as dificuldades porque (por que) passei. 

                • por que: Equivale a “pelo qual”. 

               

               

           

           

           

       

       

 

 

 

No momento, porque (por que) assuntos você se interessa? 

                • por que: Equivale a “por qual razão”, “por qual motivo”.

               

               

           

           

           

       

       

 

 

 

Todos reclamam sem saber porquê (por quê). 

                • por quê: Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo “que” passa a ser tônico

               

               

           

           

           

       

       

 

 

 

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#3. Nenhum de nós _______dizer ______ o ________ cidadão portou-se tão ______ .

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#4. ( FAUEL – Câmara de Maria Helena – PR/2017) Acerca do uso adequado dos “porquês”, assinale a única alternativa INCORRETA

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#5. ( Instituto Excelência – SAAE de Barra Bonita – SP/2017) Considerando o uso dos porquês, faça a associação correta:
1 – Por que
2 – Por quê
3 – Porque
4 – Porquê
( ) Não terminei o trabalho ________ passei mal
( ) Ela não quis ir ao clube _______?
( ) __________ você não me contou isso antes?
( ) Logo imagino o ______ de toda esta alegria!
Assinale a alternativa com a respectiva sequência:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#6. (IF-PE – IF-PE/2017) A pergunta de Miguelito: “Mas por que é preciso desperdiçar a vida que a gente ganha trabalhando para ganhar a vida?” (TEXTO 16) emprega adequadamente a locução “por que”. Assinale a alternativa que também apresenta o uso CORRETO do porquê.

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#7. (MÁXIMA – SAAE de Aimorés – MG/2016) Analise as frases a seguir.
I. As situações _______ passei não me trouxeram respostas.
II. Com este _________ você acabará me convencendo.
III. Sou grato __________ me ouves.
IV. Ficou com essa cara _______ ?
A sequência que completa corretamente:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#8. (FUNDEP – IFN-MG/2016) Releia o trecho a seguir.
“E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo?”
Assinale a alternativa incorreta em relação à palavra destacada, de acordo com a norma padrão.

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#9. (TJ-PR – TJ-PR/2013) “Muitos isolaram-se em casas com paredes de chumbo que, descobriu-se, tornavam fracas as ondas mentais, diminuindo, mas infelizmente não impedindo, a telepatia e a tragicomédia de um entendimento total, completo e absoluto.”
Sobre as relações sintáticas do período acima, considere as seguintes afirmativas:
1 O trecho “a telepatia e a tragicomédia de um entendimento total, completo e absoluto” funciona como complemento tanto de “diminuindo” quanto de “impedindo”.
2 O pronome “que” tem como antecedente “paredes de chumbo”.
3 O trecho “que, descobriu-se” constitui uma oração.
4 Tanto em “isolaram-se” quanto em “descobriu-se”, o pronome “se” indica impessoalidade.
Assinale a alternativa correta.

#10. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto2013_chumbo
Identifique as seguintes afirmativas acerca do primeiro parágrafo como verdadeiras (V ) ou falsas (F ):
( ) Apresenta uma sequência de fatos, o que qualifica o texto como narrativo.
( ) Há nele um plano de hipóteses que são confirmadas ao final do texto.
( ) O recurso da repetição é nele explorado com finalidade estilística.
( ) Os fatos são apresentados em ordem crescente de gravidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#11. (TJ-PR – TJ-PR/2013) “O pronome seu significa segunda pessoa do discurso só – e apenas só – nas situações de diálogo (real ou hipotético)” (adaptado de Maria Marta Pereira Scherre, 2005, p. 96).
A respeito dessa definição, considere os seguintes usos do pronome possessivo no texto:
1 “Você olha e vê a polícia militar ocupando o seu bairro, a sua rua”. (linha 2)
2 “Um motorista está dirigindo a sua van”. (linha 5)
3 “e você ouve a porta da casa do seu vizinho”. (linha 6)
4 “do contrário será o próximo a ser esculachado, a ter todos os seus bens (…) destruídos”. (linhas 8 e 9).
Correspondem à definição acima as formas pronominais sublinhadas nos itens:

#12. (COMVEST UFAM – UFAM /2016) Sobre fenômenos linguísticos do texto, afirma-se:
  I. Na oração “plantaram-se seringueiras em várias localidades do Vale” (segundo período), o sujeito simples é seringueiras.
  II. A expressão “Há cerca de quarenta anos”, que dá início ao terceiro período, não está correta, devendo ser substituída por “Acerca de”.
  III. Em “E todos querem saber o por que” observa-se um erro, pois a oração deveria estar redigida assim: “E todos querem saber o porquê”.
  IV. Em “Foi a indústria da borracha a que mas influenciou” também existe um erro, já que “mas” teria de ser grafado como um advérbio: “mais”.
  Assinale a alternativa correta:

Para entender melhor a questão, acesse: </br>

Uso dos Porquês ( ) </br>

Há, mas, mais, onde, aonde, mau, mal ( )

#13. (CESPE – Instituto Rio Branco/2016) No trecho “porque eu, Dom Pedro Quaderna” (l.54), a conjunção “porque” é expressão de realce, empregada de modo expletivo, visto que não estabelece relação entre a oração que ela introduz e outra oração do período.

#14. (MPE-RS – MPE-RS/2016) texto2016_t2
  Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 03, 19 e 32, respectivamente.

#15. (Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ – Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ/2016) A conjunção porque tem diferentes valores. Na frase “Porque seus pais não sabem selecionar o leite e o queijo entre os principais alimentos.”, ela tem o mesmo valor que apresenta na seguinte frase: 

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

#16. (BIO-RIO – SAAE de Barra Mansa/2016) Analise as assertivas a seguir.
  I. Na frase “Os apaixonados veem o sexo como um Rivotril.”, a acentuação gráfica da palavra destacada está de acordo com as regras em vigor.
  II. Na frase “Os apaixonados não analizam os vencimentos das contas.”, a palavra destacada está grafada corretamente.
  III. Na frase “Os apaixonados não sabem o porquê do esquecimento.”, a palavra destacada está grafada corretamente.
 Está CORRETO o que se afirma em:

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( )   </br> 

Acentuação Gráfica ( )

#17. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto2013_chumbo Assinale a alternativa cuja afirmação é autorizada pela leitura do texto.

#18. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto2016_ASFALTO 
  Acerca de relações referenciais presentes no texto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
   ( ) “E esta massa de borra de petróleo com brita” (linhas 9 e 10) refere–se a asfalto.
   ( ) “Os últimos 20%” (linha 15) refere–se à área de infraestrutura de escoamento afetada.
   ( ) “O tema” (linha 21), refere–se ao fato de a cidade encontrar–se impermeabilizada devido à falta de escoamento da água.
   ( ) A expressão “os rodeia” (linha 18) refere–se a asfalto e cimento.
   Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#19. Complete as lacunas com “eu” ou “mim”:
 I. Eles partiram antes de _____.
  II. Eles partiram antes de _____ partir.
 III. Há alguma coisa para _____ fazer?
 IV. Para _____, a seleção brasileira é a favorita.
  V. Preciso de férias para _____ viajar.

A expressão “para eu” deve ser utilizada sempre que o sujeito for seguido de um verbo no infinitivo que indique uma ação. Já o “para mim” ocorre antes de um verbo apenas quando após o pronome oblíquo “mim” houver uma pausa, ou seja, uma vírgula.

#20. (CESPE – TCU/2015)
texto_tcu_etico
No texto, o vocábulo “calcada” (l.13) está empregado com o sentido de fundamentada, apoiada.

#21. Pra mim brincar 
Não há nada mais gostoso do que o mim sujeito de verbo no infinito. Pra mim brincar. As cariocas que não sabem gramática falam assim. Todos os brasileiros deviam de querer falar como as cariocas que não sabem gramática.
As palavras mais feias da língua portuguesa são quiçá, alhures e miúde.
(BANDEIRA, Manuel. Seleta em prosa e verso. Org: Emanuel de Moraes.4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. P. 19)
Sobre o texto de Manuel Bandeira, é incorreto afirmar que

#22. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais:

#23. Julgue as proposições como verdadeiras ou falsas:
 I. O pronome pessoal do caso reto “eu” não deve ser empregado antes de verbos no infinitivo.
 II. O pronome oblíquo “mim” não deve ser empregado antes de verbos no infinitivo.
 III. O pronome oblíquo “mim” pode ser empregado antes de um verbo no infinitivo desde que haja uma pausa (vírgula) entre os termos.
 IV. O pronome pessoal do caso reto “eu” deve ser empregado antes de um verbo no infinitivo que indique uma ação.

#24. (Makiyama – Prefeitura de Salgueiro – PE/2016) Analise as frases que seguem e, após, assinale a alternativa que completa CORRETA e respectivamente as lacunas dessas frases. Considere, para tanto, que todas devem ter coerência com o contexto do enunciado.
– O salva-vidas _____________ e salvou a garotinha que estava se afogando.
– Essa palavra não tem ______________ circunflexo.
– Em muitos países há a discussão de se _________________ o uso de entorpecentes ilegais.

#25. (FEPESE – CELESC/2016) Assinale a alternativa em que os parônimos estão usados corretamente.

#26. (FEPESE – Prefeitura de Lages – SC/2016) Chama o “Aurélio”
Certos casos da política, de tão inacreditáveis, acabam virando parte do anedotário. Ou vice-versa: algumas vezes algumas piadas trazem tão bem determinadas características da cultura política que assumem ares de verdade.
Em uma das hipóteses se encaixa a correspondência trocada, cerca de 20 anos atrás, entre um prefeito de uma cidade e o então secretário estadual do interior.
Conta certo deputado que o secretário sempre gostou de falar difícil. Numa certa ocasião, o secretário recebeu a informação de que a cidade sofreria um tremor de terra capaz de quebrar copos e trincar pratos. Preocupado, expediu logo um telegrama ao prefeito: “Movimento sísmico previsto para essa região. Provável epicentro movimento telúrico sua cidade. Obséquio tomar as providências logísticas cabíveis”.
O secretário esperou ansioso pela resposta. Quatro dias depois, chegou o telegrama do prefeito: “Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade”.
Avalie as afirmações feitas sobre o texto.
1. “Debelado” é sinônimo de derrotado.
2. “Sísmico” é parônimo de “abalos da terra”.
3. Na expressão “Epicentro preso” tem-se exemplo de polissemia.
4. Pode-se afirmar, pelo texto, que a comunicação entre o prefeito e o secretário não aconteceu.
5. O texto ratifica a seguinte expressão: “Falar difícil não garante a comunicação entre os interlocutores”.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

1. “Debelado” é sinônimo de derrotado. </br> 
Correto -> Debelado vem do verbo debelar. O mesmo que: abafado, curado, dominado, erradicado, jugulado, reprimido, subjugado, sufocado, vencido. </br>  </br> 
2. “Sísmico” é parônimo de “abalos da terra”. </br> 
Errado -> São palavras semelhantes na grafia e no som, mas com significados distintos.  </br> 
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Parônimos e Homônimos ( ) </br>  </br> 
3. Na expressão “Epicentro preso” tem-se exemplo de polissemia. </br> 
Errado -> Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece. </br> 
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Polissemia ( ) </br>  </br> 
4. Pode-se afirmar, pelo texto, que a comunicação entre o prefeito e o secretário não aconteceu. </br> 
Correto -> Interpretação do texto. </br> </br>
5. O texto ratifica a seguinte expressão: “Falar difícil não garante a comunicação entre os interlocutores”. </br> 
Correto -> Interpretação do texto. </br> 

#27. (MÁXIMA – Prefeitura de Fronteira – MG/2016) Nos enunciados abaixo, assinale aquele em que o parônimo ou homônimo foi empregado ADEQUADAMENTE de acordo com o SEGUNDO citado entre parênteses.

#28. (FAEPESUL – Prefeitura de Araranguá – SC/2016) Em se tratando de Homônimos, assinale a alternativa que não apresenta erro:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Depois da cerração, ficou um calor muito forte durante todo o dia.  </br>

Correto ->  cerração (nevoeiro)  </br>  </br>

Felizmente já são punidos os casos de descriminação racial.   </br>

Errado ->  descriminar (tirar a culpa) – discriminar (distinguir) </br>  </br>

Encerradas as visitas, todos os detentos foram trocados de sela.   </br>

Errado -> cela (pequeno quarto) – sela (forma do verbo selar; arreio) </br>  </br>

Só peço que os alunos viagem em segurança e assim retornem do passeio.  </br>

Errado ->  não apresenta homônimo </br>  </br>

O colégio realizará em maio um almoço beneficiente.  </br>

Errado -> a palavra beneficiente não existe, o correto seria beneficente. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Parônimos e Homônimos ( )

#29. (FGV – CODEBA/2016)  Algumas das sessões de inquérito são transmitidas por canais de televisão e acompanhadas por milhares de brasileiros interessados no resultado das investigações conduzidas por seus representantes legislativos”. 
Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa inadequada. 

#30. (FAUEL – Câmara de Maria Helena – PR/2017) Acerca do uso adequado dos “porquês”, assinale a única alternativa INCORRETA:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

Ver Resultado

msg

Deixe uma resposta