.Teste 14: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

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Teste 14: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, ordenadas randomicamente.

Results

#1. A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#2. Indique a alternativa correta: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

Afinal, por que você luta? </br>

A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a “por qual razão”, “por qual motivo”.  </br> </br>

Errado: </br>

Vim por que (porque) quero lutar  </br>

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como.  </br>

Diga-me o por que  (porquê) da sua luta </br>

A forma porquê representa um substantivo. Significa “causa”, “razão”, “motivo” e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo). </br>

Eu sei porque (por que) você quer lutar </br>

Equivale a “por qual razão”, “por qual motivo”.  </br> </br>

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#3. A razão …… se premiou Pamuk é clara, mas sempre haverá quem pergunte …… não foi outro o premiado. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#4. (Big Advice – Prefeitura de Martinópolis – SP/2017) Dadas as orações:
I – Alguém pode explicar porque eles saíram tão cedo?
II – Por que você chegou a essa hora?
III – A mãe não gostou da “nora” por que esta ficou implicando com seu filho.
A alternativa correta quanto ao uso das palavras em destaque é:

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#5. (IF-CE – IF-CE/2016) O uso adequado dos porquês, como na charge acima, também ocorre na alternativa

Para entender melhor o uso dos porquês, acesse: Uso dos Porquês ( )

#6. (COMPERVE – MPE-RN/2017) A Política Nacional de Participação Social (PNPS), instituída pelo decreto 8.243/2014 com esse propósito, foi suspensa pelo Parlamento em meio à refrega política que toma conta do país.
A palavra em destaque designa um gênero discursivo que objetiva, entre outros propósitos comunicativos,

#7. (FUNRIO – SESAU-RO/2017) “Recessão quer dizer queda do Produto Interno Bruto (PIB), quando um país produz em um determinado período menos do que em momentos anteriores”.
Esse segmento do primeiro parágrafo exemplifica um texto do gênero:

#8. ( FEPESE – CIDASC/2017) Assinale a alternativa que apresenta correta pontuação.

#9. ( Fundação La Salle – SUSEPE-RS/2017) sem policia
  Sobre os sinais de pontuação do texto, considere as afirmativas abaixo.
 I – A segunda vírgula, na linha 07, poderia ser retirada, sem prejuízo às normas de pontuação vigentes.
  II – Na linha 17, a vírgula depois do vocábulo “Hoje” poderia ser retirada, sem prejuízo às normas de pontuação vigentes, por se tratar de um adjunto adverbial de pequena extensão.
  III – As vírgulas antes e depois da expressão “nos últimos dias”, linha 30, poderiam ser substituídas por travessão duplo, sem prejuízo às normas de pontuação vigentes.
 Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?

#10. ( COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2017) quadrinho
  Dadas as afirmativas sobre os aspectos morfossintáticos dos quadrinhos,  
  I. O pronome demonstrativo ESTA, 1º quadrinho, foi corretamente empregado, já que expressa proximidade de quem se manifesta com o objeto referente.
  II. A linguagem verbal do 2º quadrinho foi constituída por apenas um período simples.
  III. A vírgula, que aparece no 2º quadrinho, está de acordo com as orientações gramaticais, uma vez que aparece isolando um termo explicativo.
 IV. O termo TODA A PROVA, presente no 3º quadrinho, apresenta idêntica classificação sintática que AS QUESTÕES, no 3º quadrinho. 
  Verifica-se que está(ão) correta(s)  

#11. ( IADES – CRF – DF/2017) perigo Tendo como referência apenas as regras de ortografia, acentuação gráfica e pontuação vigentes, assinale a alternativa correta

#12. ( FUNDEP (Gestão de Concursos) – UFVJM-MG/2017) Como os animais realmente enxergam o mundo […] Os sons do silêncio
  A história de Hans, um cavalo alemão, mostra bem a capacidade de observação e associação dos animais que criamos. No começo do século 20, ele se tornou celebridade por acertar equações matemáticas. O dono escrevia na lousa uma conta como 1/2 + 1/3 e pedia a resposta ao animal. Ele batia a pata cinco vezes no chão, esperava uns segundos e batia mais seis vezes. Ou seja: 5/6. O dono dizia ter treinado o animal por dez anos.
 Pura malandragem do treinador. Por trás do “raciocínio lógico” do equino, o que havia era uma capacidade ímpar de observação. Ele conseguia perceber sinais sutis no rosto do dono, que o público não tinha como observar. E, assim, descobria quando deveria bater ou não as patas no chão. Ou seja: um cavalo pode ser um ótimo parceiro de truco.
  Cães e gatos também. Eles reparam, associam e memorizam tudo. Cada gesto, cada barulho. Tudo serve de pista sobre o próximo passo do dono. Aquele tilintar de chaves sempre vem antes da despedida. O cheiro do perfume também precede a sua saída. Eles guardam e aprendem com esses sinais. Sabem quando você está prestes a ir embora – e demostram toda a tristeza que sentem nesses momentos…
 É quase impossível escapar do radar dos cães e dos gatos. Os felinos escutam ainda melhor que os cães. E absurdamente mais do que você. Um som que passe dos 20 mil hertz (o extremo do agudo) fica inaudível para nós. Já os gatos ouvem até 60 mil hertz. Os cachorros chegam aos 45 mil hertz. Isso porque os dois evoluíram caçando roedores, então conseguem captar os sinais hiperagudos que os ratinhos emitem para se comunicar. Nem o som das vibrações corporais dos cupins passa batido pelos gatos. Até o som de lâmpadas fluorescentes (sim, elas fazem barulho), eles conseguem captar. Segundo a especialista em comportamento animal Temple Grandin, da Universidade do Colorado, se você estiver conversando no térreo, seu gato vai ouvir e reconhecer sua voz lá do décimo andar. Insano.
  Eles ouvem sons naquilo que para nós é silêncio. […]
  CASTRO, Carol. Como os animais realmente enxergam o mundo. 
  Superinteressante. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2017 (Fragmento adaptado).
 Releia o trecho a seguir.
  Por trás do “raciocínio lógico” do equino, o que havia era uma capacidade ímpar de observação.
  Nesse caso, as aspas foram utilizadas para:

#13. (Quadrix – CRQ 18° Região – PI/2016) texto2016_quadrinho 
Sobre o uso de “por que”, no primeiro quadrinho, pode-se afirmar corretamente que

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

#14. (REIS & REIS – Prefeitura de Cipotânea – MG/2016) Marque a alternativa incorreta de acordo com o uso do porquê:

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

#15. (AMEOSC – Prefeitura de Palma Sola – SC/2016) Assinale a alternativa em que a forma “por que” completa corretamente a lacuna da frase:

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

#16. (OBJETIVA – Prefeitura de Cidreira – RS/2016) Analisar os itens abaixo quanto ao emprego dos porquês:
  I – Por que algumas pessoas que tiveram câncer conseguiram recuperar o cabelo rapidamente e outras não?
 II – A pesquisa mostra que o zika vírus atinge, sobretudo, os neurônios, porque o vírus consegue se replicar em diversos órgãos, mas a lesão é maior no sistema nervoso central.

Para entender melhor a questão, acesse:

Uso dos Porquês ( ) 

 

#17. (FUNRIO – SESAU-RO/2017) Parônimos são palavras semelhantes, mas de sentido diferente. A frase abaixo em que o emprego da palavra destacada está correto é:

#18. (ASSCONPP – Prefeitura de Videira – SC/2016) Observe as frases abaixo:
I. A mãe vela pelo sono do filho doente.
II. O barco à vela foi movido pelo vento.
A palavra vela presenta vários sentidos, esta propriedade das palavras é denominada:

#19. (COPEVE-UFAL – UFAL/2016)
É a moda
Da menina muda
Da menina trombuda
Que muda de modos
E dá medo.
[…]
Dadas as afirmativas quanto às palavras homônimas muda (verso 2) e muda (verso 4) destacadas no poema,
I. O primeiro termo classifica-se como adjetivo, e o segundo, como verbo.
II. Os termos constituem-se como parônimos.
III. Os termos constituem-se como homônimos homógrafos.
verifica-se que está(ão) correta(s)

#20. (UEM – UEM/2017) Assinale a alternativa incorreta quanto ao sentido das palavras no texto.  

#21. (CS-UFG –  CELG/GT-GO/2017) desperdicio No texto, o aspecto linguístico responsável pelo direcionamento interpretativo de que a situação ecológica é preocupante revela-se por meio

#22. (IESES –  GasBrasiliano/2017) Assinale a correta. Releia: “A língua se apoia numa tensão dialética entre a conservação e a mudança”. A palavra dialética, nesse contexto, tem o sentido de: 

#23. (COSEAC –  UFF/2017) No trecho “Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial”, o adjetivo sublinhado produz o sentido de: 

#24. (COSEAC –  UFF/2017) Na frase “Eu considerei a glória de um pavão OSTENTANDO o esplendor de suas cores;…”, a palavra em destaque produz o sentido de: 

#25. (FUNDEP (Gestão de Concursos) –  UFVJM-MG/2017) Releia o trecho a seguir,
“Na analogia dos autores: o número de árvores na floresta permaneceria o mesmo, mas os galhos se tornariam mais densos e complexos.”
Leia, a seguir, as acepções do dicionário Aurélio (versão 7.0, eletrônica) para a palavra destacada nesse trecho.
I. Ponto de semelhança entre coisas diferentes.
II. Semelhança, similitude, parecença.
III. Identidade de relações entre os termos de dois ou mais pares.
IV. Semelhança entre figuras que só diferem quanto à escala.
V. Semelhança de função entre dois elementos, dentro de suas respectivas totalidades.
São acepções que se enquadram no uso da palavra destacada no trecho:

#26. ( FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017) A alternativa que apresenta um comentário correto acerca da pontuação de um trecho do texto é: 

#27. (IBFC – POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/2017) O pronome relativo destacado em “as operações cerebrais, ‘nas quais’ seus instrumentos cirúrgicos deslizam” (2º§) poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido e adequando-se à norma, por: 

#28. (INAZ do Pará – DPE-PR/2017) Saúde na balança
Por muito tempo, as pessoas acreditaram que uma criança gorda tinha mais saúde que a magra. Assim, pais e avós julgavam que uma pessoa bem alimentada tinha de ser bastante rechonchuda. Até hoje, algumas pessoas acreditam nisso. Mas saiba que nem sempre quem come mais é saudável…
O alimento tem duas funções no organismo: fornecer substâncias essenciais e fornecer energia. Exemplos de substâncias essenciais são proteínas, algumas gorduras, vitaminas e sais minerais – como o corpo humano não fabrica alguns componentes dessas substâncias, elas têm de vir do alimento. Além disso, aquilo que comemos fornece a energia para todas as funções do nosso organismo: enxergar, escutar, manter os órgãos funcionando…
Se comemos a mesma quantidade de energia que gastamos em nossas atividades diárias, mantemos o peso constante. Mas, se comermos mais do que gastamos, essa energia em excesso se acumula na forma de gordura. Aí é que começa o perigo.
Apesar de importante para os animais e seres humanos, a gordura pode trazer vários problemas quando se acumula de forma exagerada. A obesidade (excesso de gordura no corpo) favorece o aparecimento de doenças como diabetes (excesso de açúcar no sangue) e hipertensão (aumento da pressão arterial) em jovens. E isso ninguém deseja.
Mas sabe quais são as causas que contribuem para que você (ou aquele amigo da escola) fique obeso? Há duas explicações para isso. Sobre uma já falamos: o exagero de refrigerantes, doces ou biscoitos – quando, na verdade, o ideal é comer mais frutas e verduras.
A segunda causa para a obesidade é a falta de exercícios. […]
A construção do texto em seu sentido é:

#29. (UEM – UEM /2017) comida O texto “Comida: não deixe estragar” é uma ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Em relação aos Gêneros apresentados, a grande dúvida ficaria entre Notícia e Reportagem. </br>  </br>

Entendendo a diferença: </br>  </br>

reportagem enquadra-se entre os textos do jornalismo opinativo, enquanto a notícia está entre os textos do jornalismo informativo. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#30. (FGV – ALERJ/2017) “A percepção de um perigo iminente, real ou imaginário, provoca uma descarga automática de adrenalina em nosso sistema nervoso. O efeito imediato disso é a adoção de um comportamento defensivo que, por sua vez, anula a causa original da descarga. A adrenalina torna o indivíduo mais alerta e atento a mudanças no ambiente e estimula ações impulsivas de resposta ao perigo, como a fuga ou a busca de abrigo” – Eduardo Giannetti, Vícios privados, benefícios públicos) .
 O comentário correto sobre os componentes desse segmento de texto é:

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