Teste 2: Concordância Verbal e Nominal

Juliana Jenny Kolb

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Teste 2: Concordância Verbal e Nominal

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FURB – ISSBLU/2015) blu-texto1 Assinale a alternativa em que tanto os vocábulos como as expressões retiradas do texto apresentam flexão de grau:

#2. (CESPE – TCU/2015) teto_tcu_socidadesantigas Seriam mantidos o sentido e a correção do texto caso o termo “instrumentalizada” (l.21) fosse empregado no masculino: instrumentalizado.

#3. (CESPE – TCU/2015)
texto_tcu_etico Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, a forma verbal “encontram”, em “encontram-se os direitos econômicos” (l.10), poderia ser flexionada no singular: encontra-se os direitos econômicos.

#4. (FEPESE – JUCESC/2017) Identifique abaixo as frases corretas ( C ) e as erradas ( E ) em relação à concordância verbal ou nominal, de acordo com a norma culta. 
( ) O narrador pulou longas páginas e capítulos. 
( ) Era necessário a organização neste setor. 
( ) As listas dos pedidos de material seguem anexas.  ( ) Se houvessem mais pessoas honestas, não existiriam tantas brigas por justiça. 
( ) Vão fazer dez dias que não saio de casa. 
( ) Fui eu quem se responsabilizou pelas tarefas do setor. 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#5. (MPE-RS – MPE-RS/2016) texto2016_t2
  Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 03, 19 e 32, respectivamente.

#6. (FCC – PGE-MT/2016) Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte. Pensar o outro A expressão “colocar-se no lugar do outro” é antes um clichê da boa conduta que uma prática efetivamente assumida. É mais fácil repetir a fórmula desse pré-requisito para uma discussão consequente do que levar a efeito o que esta implica. Quem, de fato, é capaz de se colocar no lugar do outro para bem discernir um ponto de vista alheio ao seu? Qualquer pessoa que, por exemplo, frequente as redes sociais, sabe que, numa discussão, os argumentos de um contendor não levam em conta a argumentação do outro. Em vez de se contraporem ideias em movimento, batem-se posições já cristalizadas. A rigor, não há propriamente confronto: cada um olha apenas para si mesmo. Há a convicção de que aceitar a razão do outro é perder a própria. Por que não avaliar que o exame dos argumentos alheios pode ser uma forma de fortalecer os nossos? E se os nossos forem de fato mais fracos, por que não abdicar deles, acolher a verdade que está do outro lado e fortalecer-nos com ela? A dinâmica de um debate deve admitir o pensamento crítico, que é, e deve ser sempre, um pensamento disposto à crise. A vida não para de nos mostrar que é com os momentos críticos que mais aprendemos. Colocar-se no lugar do outro inclui a possibilidade de querer ficar nele: por que não admitir que a razão pode estar do outro lado? Negar o outro é condenar-nos à imobilidade – essa irmã gêmea da morte. (MELLO, Aristides de, inédito) Quanto à concordância e à articulação entre tempos e modos, está plenamente correto o emprego das formas verbais na frase:

#7. (CESPE – TCU/2015) texto_tcu_avancos Tanto a forma verbal “passaram” (l.4) quanto o adjetivo “próprios” (l.10) estão flexionados no plural por concordar com termos compostos, ou seja, termos com mais de um núcleo.

#8. (CESPE – TCU/2015) texto_tcu_4maio A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos se o trecho “Para a surpresa (…) de seus objetivos” (l. 8 a 10) fosse reescrito da seguinte forma: É atingido, logo nos primeiros anos, boa parte dos objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, resultado esse que gera surpresa em muitas pessoas, acostumadas, em nosso país, a ver que tantas leis não saem do papel.

#9. Em relação à concordância verbal, julgue: Não quero que fique contra ela o pai e os amigos.

#10. Em relação à concordância verbal, julgue: Casarás com a prima e sereis felizes para sempre.

#11. Em relação à concordância verbal, julgue: Aflição, dores, tristezas, nada o fazia abandonar a luta. ? Quando os núcleos forem sinônimos ou estiverem formando gradação, o verbo deverá ficar no singular. Exemplo: “Cada rosto, cada voz, cada corpo lhe lembrava a amada.”

#12. Em relação à concordância verbal, julgue: A tranquilidade e a calma transmite segurança ao público. ? Núcleos ligados pela conjunção “e”: Quando os núcleos forem sinônimos ou estiverem formando gradação, o verbo deverá ficar no singular. Exemplo: “A lisura e a sinceridade freqüenta pouco o Congresso Nacional.” (lisura = sinceridade).

#13. Em relação à concordância verbal, julgue: Um grito, um gemido, um sussurro acordava a pobre mãe. ? Quando os núcleos forem sinônimos ou estiverem formando gradação, o verbo deverá ficar no singular. Exemplo: “Cada rosto, cada voz, cada corpo lhe lembrava a amada.”

#14. Em relação à concordância verbal, julgue: A riqueza ou o poder o livrou do processo. ? Núcleos ligados pela conjunção “ou”: Não havendo ideia de exclusão: quando não houver um elemento praticando a ação e, com isso, impedindo que o outro também a pratique, o verbo ficará no plural.

#15. Em relação à concordância verbal, julgue: Alunos ou aluno farão a homenagem. ? Quando os núcleos do sujeito composto forem ligados pela conjunção ou, deve-se analisar se há ou não exclusão, ou seja, analisar se um elemento, ao praticar a ação, impede que o outro também a pratique. Havendo ideia de exclusão: quando houver um elemento praticando a ação e, com isso, impedindo que o outro também a pratique, o verbo ficará no singular. Neste caso o correto seria: "Alunos ou aluno Fará a homenagem."

#16. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009)  Complete as lacunas do seguinte texto, obedecendo às regras de concordância verbal: 
 “Que profusão de mosquitos! Mosquitos nas pontas dos dedos, nas solas dos pés, na raiz dos cabelos, – uns espantosos mosquitos que nos _______________ a viver debaixo de cortinados, e mesmo assim com pouca segurança, porque as camas de Orissa não _______________ colchões, mas apenas cadarços cruzados. (Camas de clima quente, admirável solução para as noites de canícula, mas que  _______________ todo  o serviço dos mosquiteiros, pois desgraçadamente, por onde _______________ as brisas, _______________ os mosquitos,  também).” (Cecília Meireles). 
  Assinale a alternativa cujos verbos completam corretamente as lacunas:

#17. (Fundação La Salle –  SUSEPE-RS/2017) De acordo com as regras gramaticais vigentes, analise as afirmações abaixo e verifique quais estão corretas. Para tanto, nos parênteses, marque (A) para as afirmações adequadas e (I) para as inadequadas.
  ( )Na linha 02, a palavra “onde” deve obrigatoriamente ser substituída por “aonde”.
  ( )0 verbo ter, na linha 03, deve receber acento circunflexo para concordar com o sujeito da oração.
 ( )Na linha 04, a palavra “onde” pode ser substituída por “em que”, sem alterar o sentido da frase. 
 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#18. Em relação à concordância verbal, julgue: Ler e escrever provocam entusiasmo na juventude. ? Núcleos ligados pela conjunção “e”: quando os núcleos forem sinônimos ou estiverem formando gradação, o verbo deverá ficar no singular.

#19. Em relação à concordância verbal, julgue: O jovem como o adulto têm os mesmos conflitos.

#20. Em relação à concordância verbal, julgue: Um e outro vício nega os foros da natureza. ? Um e outro: quando o sujeito for a expressão "um e outro", o substantivo correspondente a ela ficará no singular, o adjetivo no plural e o verbo facultativamente no singular ou no plural.

#21. Em relação à concordância verbal, julgue: Mais de um atleta completaram o percurso da maratona. ? Quando o sujeito for iniciado pela expressão "mais de um", o verbo concordará com o numeral que vier imediatamente à frente. Exemplos: Mais de uma criança se machucou no brinquedo. (criança - machucou). Menos de dez pessoas chegaram na hora marcada. (pessoas - chegaram).

#22. Em relação à concordância verbal, julgue: Não serei eu um dos alunos que cruzaremos os braços. ? O verbo deve concordar com o sujeito (EU - cruzarei).

#23. Em relação à concordância verbal, julgue: O bando assaltou a joalheira e, depois, fugiram pelas ruas. ? O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de restritivo, e se encontra distante do verbo: nesse caso, o verbo tanto poderá ficar no singular, quanto no plural. Exemplo: O bando, ontem à noite, sobrevoou / sobrevoaram a cidade.

#24. Em relação à concordância verbal, julgue: Um grande número de pessoas observavam os atores. ? O coletivo (Um grande número) funciona como sujeito, acompanhado de restritivo no plural:nesse caso, o verbo tanto poderá ficar no singular, quanto no plural.

#25. Em relação à concordância verbal, julgue: Os dez por cento da comissão desapareceu. ? Porcentagem + Substantivo, com modificador da porcentagem: o verbo concordará com o modificador, que pode ser pronome demonstrativo, pronome possessivo, artigo…Neste caso, como existe o artigo "Os", o correto seria: "Os dez por cento da comissão desapareceram."

#26. (CETRO – AMAZUL/2015) De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à concordância verbal, assinale a alternativa correta.

#27. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Aponte a alternativa que apresenta erro de concordância verbal, de acordo com a gramática normativa:

#28. (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017)  As formas verbais atendem às normas de concordância e à adequada articulação entre tempos e modos na frase: 

#29. (TJ-PR – TJ-PR/2013) Até fazia sentido, uma década atrás, concentrar em português e matemática os esforços para estancar a perda de qualidade nas redes públicas de educação no Brasil. São pré–requisitos básicos, inclusive para o aprendizado de ciências – o que não implica dizer que estas sejam menos fundamentais.
Não são. A complexidade crescente na esfera da produção, mesmo no setor agrícola, exige hoje de cada trabalhador uma familiaridade com a verificação de dados e com o método hipotético–dedutivo que só um bom ensino de ciências pode prover.
Um primeiro passo para pôr a educação científica no radar foi dado na semana passada. Como informou o jornal “O Globo”, quase 85 mil alunos dos níveis fundamental e médio realizaram um exame de ciências como parte da Prova Brasil e da Avaliação Nacional da Educação Básica, além da tradicional avaliação nas áreas de matemática e leitura. […]
Toda a dificuldade enfrentada para melhorar a educação pública no Brasil, nas duas últimas décadas, tornou evidente que avaliações são condição necessária para elevar seu nível, mas insuficiente. Sem medidas estruturais, como a requalificação dos professores e a valorização da carreira docente (aliando ganhos salariais, bônus e cobrança de desempenho), o país nunca dará o salto necessário.
É na formação de professores de ciências, de resto, que desponta a crise mais grave. Só de física e química a educação básica tem déficit de 100 mil docentes com formação específica (quase 90% dão aulas nessas disciplinas sem diploma na área).
A avaliação em ciências vai revelar com maior clareza as fraquezas dos estudantes brasileiros nessas matérias. O passo seguinte, e necessário, será eliminá–las.
(Editorial: Ciência Básica. Folha de S. Paulo. 25 nov. 2013)
 “Toda a dificuldade enfrentada para melhorar a educação pública no Brasil, nas duas últimas décadas, tornou evidente que avaliações são condição necessária para elevar seu nível, mas insuficiente.”
Se em uma reformulação da frase acima, as palavras “dificuldade” e “condição” forem substituídas pelas formas no plural, quantas palavras mais devem ser alteradas pela aplicação das regras de concordância nominal e verbal?

#30. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Muito obrigado, disse ela angustiada em sua mesa de trabalho. Preciso enviar, anexo a este ofício, os documentos solicitados por meu chefe, incumbência que eu mesmo recebi dele. Não concentro-me na atividade por causa do barulho deste ambiente de trabalho. Já coloquei um aviso no mural, em que escrevi em maiúsculas: “É proibido a conversa durante o expediente de trabalho”, mas de nada adiantou. Obrigado, mais uma vez por sua interferência.
Sobre o texto, avalie as afirmativas que seguem.
1. O texto apresenta cinco desvios de concordância nominal.
2. A palavra “anexo” deveria estar no plural “anexos” para a correção da frase.
3. O aviso posto no mural está corretamente redigido.
4. O texto é uma narrativa.
5. Não há desvio na colocação do pronome na expressão sublinhada, pois há corretamente uma ênclise.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

1. O texto apresenta cinco desvios de concordância nominal. </br>  </br>

2. A palavra “anexo” deveria estar no plural “anexos” para a correção da frase. </br>

O adjetivo, “ANEXO” concorda com seu substantivo correspondente, neste caso, com “os documentos”. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( ) </br>  </br>

4. O texto é uma narrativa.  </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço.  </br>  </br>

Para entender melhor o assunto, acesse: Tipologias e Gêneros Textuais ( )

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