Teste 2: Lei 8.112 de 1990

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Questões Leis, Decretos e Estatutos

Teste 2: Lei 8.112 de 1990

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CONSULPLAN – CTBU/2014) Em relação ao processo administrativo e com base na Lei nº 8.112/90, assinale a afirmativa INCORRETA.

#2. (CONSULPLAN – CTBU/2014) Acerca do processo administrativo e sindicância, com base na Lei nº 8.112/90, analise.
I. O resultado de uma sindicância pode ser arquivamento do processo, aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 dias ou instauração de processo disciplinar.
II. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período,a critério da autoridade superior.
III. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, a Comissão de Sindicância, se julgar conveniente, poderá sugerir a instauração de processo disciplinar.
IV. O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.
Estão corretas as afirmativas

#3. (COPEVE-UFAL – UFAL/2011) Assinale a opção correta no que concerne ao processo administrativo disciplinar:

#4. (COPEVE-UFAL – UFAL/2011) Segundo o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais, Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com alterações posteriores, assinale a opção incorreta com relação às vantagens a eles devidas:

#5. (COPEVE-UFAL – UFAL/2011) Nos termos da Lei Federal nº 8.112, de 1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais), é correta a opção que afirma que

#6. (FUNDEP – Prefeitura de Patrocínio – MG/2010 ) NÃO constitui critério legal de definição de prioridade na mudança de lotação dos servidores do Quadro Setorial da Educação do Município de Patrocínio

#7. (FUNDEP – Prefeitura de Patrocínio – MG/2010 ) Em razão de uma doença que lhe tornou inválida para o trabalho, Lívia, funcionária pública efetiva do Município de Patrocínio, foi aposentada aos 40 anos de idade. Passados cinco anos, Lívia veio a se curar da doença, tornando-se novamente apta ao exercício das atribuições de seu antigo cargo. Na hipótese, é CORRETO afirmar que Lívia

#8. (FUNDEP – Prefeitura de Patrocínio – MG/2010 ) Servidor ocupante de cargo público de confiança da Administração Pública Direta do Município de Patrocínio, Tício é nomeado para exercer interinamente outro cargo de confiança daquela mesma estrutura administrativa. Segundo o que dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos daquele Município, é CORRETO afirmar, na hipótese, que

#9. (IF-SP – IF-SP/2012) De acordo com o art. 8º da Lei nº 8.112, de 11/12/1990, algumas das formas de provimento de cargo público federal, são:
I – transferência, II – readaptação, III – reversão, IV – reintegração, V – recondução.
Associe cada uma das frases a seguir a uma das formas de provimento de cargo público e assinale a alternativa que contenha as associações corretas.
1. Retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez ou no interesse da administração.
2. Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.
3. Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação quando invalidada a sua demissão.
4. Investidura do servidor em cargo compatível com a limitação que tenha sofrido.
5. Revogado pela lei nº 9.527 de 10/12/1997.

#10. (EXATUS – CEFET-RJ/2010) Considerando as disposições da Lei nº 8.112/90, assinale a alternativa CORRETA:

#11. (EXATUS – CEFET-RJ/2010) Segundo a Lei de Servidores Públicos, a investidura em cargo público ocorrerá com a:

#12. (EXATUS – CEFET-RJ/2010) Considerando as disposições da Lei de Servidores Públicos, assinale a INCORRETA:

#13. (UFBA – UFBA/2013) O servidor terá a sua aposentadoria compulsória quando apresentar moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei.

#14. (UFBA – UFBA/2013) O servidor pode ser exonerado de ofício, quando não satisfeitas as condições do estágio probatório

#15. (UFBA – UFBA/2013) A exoneração a pedido é aquela feita pelo chefe do setor no qual o servidor está lotado, em decorrência de insatisfações quanto ao desempenho do funcionário.

#16. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) No que se refere à vacância de cargo ou emprego público, assinale a alternativa CORRETA:

#17. (IESES – TRE-MA/2015) De acordo com a Lei 8.112/1990, Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado e se dará, quando por interesse da administração, desde que observados, dentre outros, os seguintes fatores:
I. Tenha solicitado a reversão.
II. A aposentadoria tenha sido involuntária.
III. Era estável quando na atividade.
IV. A aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação.
Analisando as afirmativas, assinale a alternativa correta:

#18. (FUNIVERSA – IFB/2012) Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observado o seguinte fator previsto na Lei n.º 8.112/1990:

#19. (FUNIVERSA – IFB/2012) O processo disciplinar, nos termos da Lei n.º 8.112/1990, é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Ver Resultado

Deixe uma resposta