Teste 3: Concordância Verbal e Nominal

Juliana Jenny Kolb

Home > Concursos > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa

Materiais de Estudo Disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Teste 3: Concordância Verbal e Nominal

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017)  [Em torno da memória] 
       Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e ideias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, é trabalho. Se assim é, deve-se duvidar da sobrevivência do passado “tal como foi”, e que se daria no inconsciente de cada sujeito. A lembrança é uma imagem construída pelos materiais que estão, agora, à nossa disposição, no conjunto de representações que povoam nossa consciência atual. Por mais nítida que nos pareça a lembrança de um fato antigo, ela não é a mesma imagem que experimentamos na infância, porque nós não somos os mesmos de então e porque nossa percepção alterou-se. 
       O simples fato de lembrar o passado, no presente, exclui a identidade entre as imagens de um e de outro, e propõe a sua diferença em termos de ponto de vista. 
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na frase: 

#2. (FEPESE – JUCESC/2017) Analise as afirmativas abaixo. 
 1. Em “Fazem cinco anos que estou na seleção brasileira.”, temos uma frase coerente e corretamente escrita. 
 2. Em “Eu sou um jogador de futebol onde que sempre vou fazer muito por meu time.”, há problemas de coesão textual e, se trocada a expressão sublinhada por uma conjunção coordenada aditiva adequada, a frase ficará correta. 
 3. Em “Eu sou um jogador e aí é o problema, todos os jogos que joguei lutei muito para marcar.”, a frase apresenta problemas de coesão, causada também pela expressão sublinhada. 
 4. Em “Fazendo sucesso na sua nova clínica, o veterinário João Pinto Leite, localizada na Rua das Flores, 132.”, se substituirmos o verbo no gerúndio “fazendo” por “faz”, no presente do indicativo, o período torna-se compreensível, coerente e bem pontuado. 
 5. Em “O funcionário cujo o qual não comparecer à reunião terá que trazer atestado médico.”, a simples troca da expressão sublinhada pelo pronome relativo adequado traz coerência à frase. 
 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#3. (FURB – ISSBLU/2015) 

Assinale a alternativa em que tanto os vocábulos como as expressões retiradas do texto apresentam flexão de grau:

#4. Em relação à concordância verbal, julgue: A viúva com o resto da família mudaram-se para Santiago. ? Núcleos ligados pela preposição “com”: Verbo após os núcleos: facultativamente ficará no plural ou concordará com o primeiro núcleo o verbo que estiver após o sujeito composto cujos núcleos sejam ligados pela preposição com. Exemplos: "O gerente com os funcionários dará início à promoção de descontos". "O gerente com os funcionários darão início à promoção de descontos".

#5. m relação à concordância verbal, julgue:Quantos de nós será aprovado neste concurso?

#6. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) 
   
A palavra “cresceu” aparece duas vezes no texto: na linha 9 e na linha 24. Sobre essa palavra, assinale a alternativa correta.

#7. Em relação à concordância verbal, julgue: Os Lusíadas imortalizaram Camões. ? Quando houver um nome próprio usado apenas no plural, deve-se analisar o elemento a que ele se refere: se for nome de obra, o verbo tanto poderá ficar no singular, quanto no plural.

#8. Em relação à concordância verbal, julgue: Não mais viajaremos, haja visto os problemas.

#9. Em relação à concordância verbal, julgue: Já não se fazem planos mirabolantes.

#10. Em relação à concordância verbal, julgue: Fala-se de festas em que se assistem a filmes instrutivos.

#11. Em relação à concordância verbal, julgue: A partir de agora, sou eu quem passa a transmitir o jogo.

#12. Em relação à concordância verbal, julgue: Com certeza ainda faltam discutir todas as questões.

#13. Em relação à concordância verbal, julgue: Faz muitos anos que não chovem flores em minha vida, mas houve casos de chover tomates. Basta apenas de problemas.

#14. Em relação à concordância verbal, julgue: Tudo são apenas sonhos, pois o homem é suas cinzas.

#15. Em relação à concordância verbal, julgue: São seis e meia da tarde e hoje é seis de março de 1999. ? Na indicação de horas ou distâncias, o verbo concordará com o numeral. Exemplos: "São duas horas". "É 1h58min.". Na indicação de datas, o verbo poderá ficar no singular, concordando com a palavra dia, ou no plural, concordando com a palavra dias.

#16. Em relação à concordância verbal, julgue: Cem mil reais é menos do que preciso. ? Se o sujeito for uma quantidade no plural, e o predicativo do sujeito, palavra ou expressão como muito, pouco, o bastante, o suficiente, uma fortuna, uma miséria, o verbo ficará no singular. Exemplo: Cem reais é muito, por esse produto.

#17. Em relação à concordância verbal, julgue: O herói és tu, embora a maioria sejam homens valorosos.

#18. (FGV – IBGE/2017) 
 
“É preciso levar em conta questões econômicas e sociais”; se juntássemos os adjetivos sublinhados em forma de adjetivo composto, a forma correta, no contexto, seria: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Plural dos adjetivos </br>

1) Simples: substantivos em função de adjetivos não variam. </br>

Exemplos: Cor que não é cor não varia. </br>

  • Camisa vinho / Camisas vinho.
  • Uniforme laranja / Uniformes laranja. </br> </br>

2) Composto: Varia no último elemento: adjetivo adjetivo. O adjetivo composto varia o último elemento quando terminar em adjetivo. </br>

Exemplos: </br>

  • Olhos azul-claros.
  • Quartos verde-escuros.
  • Questões econômico-sociais. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

#19. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Considere o trecho a seguir: “[…] a romântica ideia de que somos livres e de que temos em nossas mãos todo o sistema decisório é uma quimera […]”
A reescritura em que não se altera o sentido original desse período é:

Ver Resultado

Deixe uma resposta