.Teste 4 – Redes de Computadores

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Redes de Computadores

* Clique aqui para acessar as questões por matérias da disciplina.

Teste 4 – Redes de Computadores

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – CRM – MG/2017) Analise as seguintes afirmativas sobre as camadas do modelo de referência OSI e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
 (   ) A principal tarefa da camada de rede é transformar um canal de transmissão normal em uma linha que pareça livre de erros de transmissão.
 (   ) TCP é uma arquitetura de rede.
  (   ) A principal tarefa da camada de enlace é garantir a entrega de dados fim a fim.
 Assinale a sequência CORRETA.

#2. (INAZ do Pará – DPE-PR/2017) Qual a camada do modelo OSI responsável por rotear um datagrama por meio de uma série de comutadores de pacotes entre a origem e o destino? 

#3. (CESPE – TCU/2015) MPLS (multiprotocol label switching) são redes de comutação de pacotes por circuitos virtuais que possuem rótulos de tamanhos fixos e utilizam o IP para endereçar e rotear os pacotes.

#4. (CESPE – TCU/2015) Network attached storage (NAS) e storage area network (SAN) são redes dedicadas ao armazenamento e ligadas às redes de comunicação de um centro de dados. Na primeira, os computadores e aplicativos acessam os dados por meio do compartilhamento de uma rede que usa protocolos de Internet (IP). Na segunda, cada dispositivo na SAN tem seu próprio endereço IP exclusivo e os arquivos são acessados por meio dos CIFS (common Internet file system) ou NFS (network file system).

#5. (CESGRANRIO – CMB/2012) Na arquitetura TCP/IP, a interconexão de redes como as WAN, MAN ou LAN necessitam de equipamentos conhecidos como gateways ou routers. Essa necessidade acontece porque

#6. (IF-SP- IF-SP/2011) Assinale a alternativa correta para rede de longa distância:

#7. (IBFC – POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/2017) O modelo de referência OSI (Open System Interconnection) foi desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization). Este modelo prevê uma organização em 7 camadas e cada camada desempenha um papel específico. Tomando como referência o modelo OSI assinale a alternativa que apresenta o nome dado ao dispositivo que permite a ligação de sistemas heterogêneos e pertence também à camada de enlace:

#8. (FCC – TRE/2013) Sabendo que uma intranet utiliza a infraestrutura de rede da empresa e fazendo uso das informações contidas no texto, considere que o computador de Paulo pode se comunicar com o computador servidor do Tribunal porque os recursos necessários estão fisicamente localizados em um raio de até 500 metros dentro do prédio do Tribunal, incluindo o computador de Paulo e o servidor. Isso significa que a rede utilizada é do tipo

#9. (IBFC – POLÍCIA CIENTÍFICA-PR/2017) O modelo de referência OSI (Open System Interconnection) e o modelo TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) apresentam semelhanças e diferenças. Tomando como referência o modelo OSI, assinale a alternativa que apresenta a camada do modelo OSI que tem exatamente a mesma função no protocolo TCP/IP.

#10. (FCC – TRE/2013) De acordo com o texto, a placa de rede do computador de Paulo tem velocidade de transmissão de 10/100. Isso significa que a transmissão de dados pela rede entre o computador de Paulo e um computador servidor com placa de rede de mesma velocidade pode ser de até

#11. (CESGRANRIO -CASA DA MOEDA/2012) Em uma rede local, cujas estações de trabalho usam o sistema operacional Windows XP e endereços IP fixos em suas configurações de conexão, um novo host foi instalado e, embora esteja normalmente conectado à rede, não consegue acesso à internet distribuída nessa rede. Considerando que todas as outras estações da rede estão acessando a internet sem dificuldades, um dos motivos que pode estar ocasionando esse problema no novo host é

#12. (CESGRANRIO -CASA DA MOEDA/2012) Para conectar sua estação de trabalho a uma rede local de computadores controlada por um servidor de domínios, o usuário dessa rede deve informar uma senha e um[a]

#13. (CESPE – TRE-PI/2016) Com relação às redes locais, metropolitanas e de longa distância, assinale a opção correta.

#14. (FURB – ISSBLU/2015) O par trançado é um meio guiado de transmissão para interligar um dispositivo a outro através da modulação de sinais elétricos. Sobre cabos de par trançado, analise as afirmações abaixo e identifique as corretas:
1- São construídos por dois pares de fios de cobre envoltos por uma proteção plástica azul (cabo direto) ou amarela (cabo cruzado).
2- Em função da ausência ou presença de blindagem metálica, os cabos de par trançado classificam-se em UTP e STP respectivamente.
3- O conector utilizado chama-se RJ-45.
4- O cabeamento de par trançado está especificado somente para 100 Mbps e 1 Gbps.
5- Comparado à fibra óptica, o par trançado tem menor banda passante e menor imunidade à interferência eletromagnética; contudo, seu custo é mais baixo.
Estão corretas apenas as afirmativas:

#15. (UNEMAT- CEPROMAT/2012) Os numerais abaixo apresentam as categorias de redes de computadores, e os parênteses, logo após, a caracterização de cada uma. Numere os parênteses corretamente.
1 – Rede local
2 – Rede de abrangência metropolitana
3 – Rede de ampla abrangência
( ) Rede privada que interliga dispositivos em um escritório, prédio e campus, limitadas a alguns quilômetros, conhecida também pela nomenclatura de LAN – Local Area Network.
( ) Rede que possibilita a transmissão de dados por longas distâncias, por grandes áreas geográficas, conhecida também pela nomenclatura de WAN – Wide Area Network.
( ) Rede com tamanho intermediário, cobre a área dentro de um distrito ou uma cidade, conhecida também pela nomenclatura de MAN – Metropolitan Area Network.
Assinale a sequência correta.

#16. (FURB – ISSBLU/2015) Um switch Ethernet gerenciável de 24 portas está conectando vários PCs a 100 Mbps, formando uma rede LAN TCP/IP que permite que todos eles estejam trocando dados entre si. Ao se conectar um novo PC nesta rede através da porta 10 livre do switch, este não conseguiu compartilhar dados com nenhum dos outros PCs dessa LAN. Ao investigar o problema da falta de conectividade desse PC, o administrador de rede descobriu que a causa do problema foi:

#17. (FURB – ISSBLU/2015) Um usuário não está conseguindo navegar com seu browser na internet, porém está conseguindo acessar desde a sua máquina, através do comando ping, endereços IPv4 de outras máquinas da sua rede LAN e também de endereços IPv4 conhecidos da internet. Ao investigar a causa deste problema, descobriu-se que havia um parâmetro da configuração da interface de rede da sua máquina que não estava corretamente configurado. Qual é esse parâmetro?

#18. (FURB – ISSBLU/2015) Em relação a um computador cuja interface de rede está com o endereço IPv4 172.16.100.200/24, é correto afirmar que:

#19. (IADES – EBSERH/2013) No serviço conhecido como DNS, quais registros são utilizados para, respectivamente, informar um endereço IPv4 referente a um nome de host, um endereço IPv6 referente a um nome de host e, finalmente, indicar o servidor de mensagens de e-mail em um domínio? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Entre os registros mais comuns, constam: </br>

  • A: basicamente, associam um ou mais endereços IP a um ou mais domínios. Pode-se utilizar AAAA para endereços IPv6;
  • CNAME (Canonical Name): servem para criar redirecionamentos para domínios ou subdomínios;
  • MX (Mail Exchanger): são os parâmetros que devem ser configurados para contas de e-mail no domínio (@seusite.com.br);
  • NS (Name Server): indicam quais servidores atuam como serviço de DNS do site;
  • PTR (Pointer): informam quais domínios estão associados a determinados IPs, quase se fosse o reverso dos registros A;
  • SRV (abreviação de Service): indicam a localização de determinados serviços dentro do domínio;
  • SOA (Start of Authority): indicam o início de uma zona, isto é, de um conjunto de registros localizado dentro de um espaço de nomes de DNS. Cada zona deve ter um registro SOA;
  • TXT (abreviação de Text): servem para a inserção de comentários ou orientações. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: DNS ( )

#20. (ESAF – MF/2013) Um dos principais tipos de registros de recursos do DNS para o IPv4 é o: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Entre os registros mais comuns, constam: </br>

  • A: basicamente, associam um ou mais endereços IP a um ou mais domínios. Pode-se utilizar AAAA para endereços IPv6;
  • CNAME (Canonical Name): servem para criar redirecionamentos para domínios ou subdomínios;
  • MX (Mail Exchanger): são os parâmetros que devem ser configurados para contas de e-mail no domínio (@seusite.com.br);
  • NS (Name Server): indicam quais servidores atuam como serviço de DNS do site;
  • PTR (Pointer): informam quais domínios estão associados a determinados IPs, quase se fosse o reverso dos registros A;
  • SRV (abreviação de Service): indicam a localização de determinados serviços dentro do domínio;
  • SOA (Start of Authority): indicam o início de uma zona, isto é, de um conjunto de registros localizado dentro de um espaço de nomes de DNS. Cada zona deve ter um registro SOA;
  • TXT (abreviação de Text): servem para a inserção de comentários ou orientações. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: DNS ( )

#21. (FCC – TRE(CE)/2012) Nome de domínio que especifica a sua localização exata na hierarquia da árvore do Domain Name System – DNS. Trata-se de

#22. (CESPE – TRE-PE/2017) A camada de sessão do R M – O S I (Reference Model – Open Systems Interconnection)

#23. (FGV – ALERJ/2017) A camada de aplicação do modelo OSI contém vários protocolos de comunicação. Sobre alguns desses protocolos, analise as afirmativas a seguir:
I. Na transferência de arquivo texto por meio do protocolo FTP os dados são enviados como cadeia de caracteres ASCII ou EBCDIC.
II. O SNMP tem por objetivo oferecer um mecanismo de mapeamento dinâmico do endereço IP em endereço físico.
III. O servidor DHCP precisa estar na mesma LAN em que se encontra o host solicitante para fazer a atribuição automática de endereços IP.
Está correto o que se afirma em: 

#24. (CESPE – TCU/2015) Situação hipotética: Em determinada organização, será necessário disponibilizar um diretório virtual para alguns usuários da rede interna da organização, a ser acessado a partir de estações de trabalho, com o objetivo de armazenar arquivos correntes de expediente. Para acesso a esse diretório, o usuário deverá fazer parte de um dos departamentos pré-selecionados de uma lista e cada usuário terá um limite de armazenamento de 100 GB. Nessa organização, o Windows Server 2008 R2 é o sistema operacional do servidor de arquivos, de domínio e de diretórios. Assertiva: Nessa situação, a demanda da organização poderá ser atendida utilizando-se recursos do Active Directory Domain Services (AD DS), entre eles, o Active Directory Quotas.

#25. (CESPE – TCU/2015) O PIM (protocol independent multicast) possui dois cenários de distribuição: o denso, que é uma técnica de repasse de caminho inverso “inundar e podar”; e o esparso, que usa pontos de encontro para definir a árvore de distribuição multicast.

#26. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Um administrador de um servidor MS Windows Server 2008 deseja criar um registro no serviço de DNS que esteja associado a um nome já especificado como outro tipo de registro em uma zona específica. Para esse caso, ele deve utilizar-se do tipo de registro denominado:

#27. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Quando se deseja configurar um firewall para trabalhar com o HTTP seguro, em um ambiente MS Windows Server 2008, de modo a proteger as comunicações por meio de Secure Sockets Layer, uma porta possível de ser configurada é a: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Se você errou ou ficou com dúvidas em relação a esta questão, acesse:  SSL ( )

#28. (CESPE – TCU/2015) Um firewall do tipo roteador de filtragem de pacotes aplica a cada pacote que entra ou que sai um conjunto de regras embasadas nas informações de cabeçalhos dos pacotes e, de acordo com a correspondência com as regras, encaminha ou descarta o pacote.

#29. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Considere a rede de computadores a seguir, formada pelas máquinas X, Y e Z (associadas a seus respectivos endereços IP), mais o Switch 1 e o Roteador 1, com o endereço de broadcast dessa rede indicado. crea_redes1 Um endereço de gateway possível associado ao Roteador 1, para essa rede, é:

#30. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Uma característica do protocolo UDP, pertencente à família de protocolos TCP/IP, é:

Ver Resultado

msg

Deixe uma resposta