Teste 6: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões de Engenharia de Software Engenharia de Software-Todas as Matérias

Teste 6: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CESPE – STJ/2016) Inspeções e walkthroughs podem fazer parte de um processo de verificação e validação, sendo realizadas por equipes cujos membros têm papéis definidos. Quando da inspeção de um código, uma lista de verificação de erros (checklist) é usada. O conteúdo da lista tipicamente independe da linguagem de programação usada.

#2. (CESPE – ANATEL/2009) Entre as metodologias de desenvolvimento de software atualmente empregadas destacam-se as abordagens embasadas no modelo unificado e as abordagens ágeis. O uso das técnicas de test-driven design, refactoring, design patterns e pair programming é, entre os modelos acima, maior nas abordagens do modelo unificado. Por outro lado, o uso de ferramentas CASE-UML é mais comum nas abordagens ágeis.

#3. (FURB – ISSBLU/2015) Num sistema web de comércio eletrônico, é considerado um exemplo típico de requisito não funcional:

#4. (FURB – ISSBLU/2015) Atualmente, a especificação do padrão UML está na versão 2.5 e são disponibilizados vários diagramas. A figura abaixo representa que diagrama da UML? diagrama_sequencia ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O Diagrama de Sequencia procura determinar de eventos que ocorrem em um determinado processo, ou seja, quais condições devem ser satisfeitas e quais métodos devem ser disparados entre os objetos envolvidos e em que ordem durante o processo específico.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama de Sequência ( ).

#5. (FGV – IBGE/2016) A empresa SONOVATOS desenvolve sistemas há pouco tempo no mercado e, como padrão, sempre utilizou o modelo Cascata de ciclo de vida. Alguns clientes ficaram insatisfeitos com os produtos desenvolvidos pela empresa por não estarem de acordo com suas necessidades. Atualmente a SONOVATOS está desenvolvendo sistemas muito maiores, com duração de vários anos, e com requisitos ainda instáveis. O próprio processo de desenvolvimento da empresa também está em reformulação. Assim, a adoção de um novo modelo de ciclo de vida está sendo avaliada pelos gerentes da empresa. A intenção da SONOVATOS é, principalmente, gerenciar riscos e poder reavaliar constantemente o processo de desenvolvimento ao longo do projeto, o que permitiria correções nesse processo ou até mudança do tipo de processo. O modelo mais adequado para os sistemas atuais de longa duração da SONOVATOS é:

#6. (CESPE – ANATEL/2014) Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes. A norma NBR ISO/IEC 12207 — uma das bases técnicas para a definição do modelo MPS — é aplicável não só ao desenvolvimento de produtos de software, mas também à aquisição de sistema ou serviço.

#7. (FURB – ISSBLU/2015) Considerando o exemplo de diagrama de casos de uso que mostra um vendedor que opcionalmente consulta o SPC e que tanto o vendedor como o entregador precisam verificar pagamentos atrasados, que relacionamentos deveriam substituir as letras A, B e C (nesta ordem)? casodeuso1 ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Os relacionamentos de extensão (extend) são utilizados para descrever cenários opcionais de um caso de uso.

Os relacionamentos de inclusão indicam obrigatoriedade, ou seja, quando indicamos que um Caso de Uso possui um relacionamento de Inclusão com outro, a execução do primeiro obriga também a execução do segundo.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Caso de Uso – Associações ( )

#8. (CESPE – TCE-RO/2013) Com relação à norma ISO/IEC 12.207, julgue os itens a seguir. A criação, pela organização, da infraestrutura necessária à execução dos outros processos faz parte do processo de gerência, classificado como um processo primário.

#9. (CESPE – TCE-RO/2013) Com relação à norma ISO/IEC 12.207, julgue os itens a seguir. O processo de documentação, essencial durante as atividades de desenvolvimento e manutenção de software, é classificado como um dos processos de apoio.

#10. (FCC – TRT-PR/2013) A ISO/IEC 12207 objetiva criar um framework que possibilite uma linguagem comum para a criação e o gerenciamento do software. Essa norma

#11. (FCC – TRT-AM/2012) Manutenção de software, segundo a norma ISO 12207, trata-se de um processo dentro do grupo de processos

#12. (FGV – IBGE/2016) uml44 I. A figura A ilustra um Diagrama de Classes representando a realização de dependência (realization Dependency) da classe Negócio pela combinação das classes Dono e Empregado.
II. A figura B ilustra um Diagrama de Classes representando o agrupamento de generalizações (GeneralizationSet) do conjunto gênero. 
 III. A figura C ilustra um Diagrama de Atividade com nó de armazenamento (DataStoreNode).
Está correto o que se afirma em:

#13. (FCC – INFRAERO/2011) Com respeito à NBR ISO/IEC 12207:1998, o Processo de Garantia da Qualidade e o Processo de Infraestrutura pertencem, respectivamente, aos grupos de Processos

#14. (FGV – IBGE/2016) Em Orientação a Objetos, para que uma subclasse de uma classe possa ter seu próprio comportamento, e mesmo assim compartilhar algumas das funcionalidades da classe pai, deve-se implementar: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Questão um tanto polêmica, mas, segue comentário de Hugo R:

“Quando diz que uma subclasse tem comportamento próprio, significa que ela pode fazer outra implementação de métodos da superclasse, o que, de fato, caracteriza polimorfismo.”

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Polimorfismo ( )

#15. (CONSULPLAN – TRE-RJ/2017) O scrum não se aplica exclusivamente ao desenvolvimento de software, mas, sim, no desenvolvimento de qualquer produto ou no gerenciamento de qualquer trabalho, pela sua característica iterativa e incremental. Pode-se afirmar que o scrum é baseado em quatro fundamentos; assinale-os.

#16. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Sobre os diagramas da UML, assinale com V (verdadeiro) ou F(falso) as afirmações que seguem:
I. ( ) O objetivo do Diagrama de Caso de Uso é auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente. Nesse diagrama é apresentada uma coleção de objetos, seus relacionamentos e as mensagens entre eles.
II. ( ) O Diagrama de Classes representa uma coleção de classes e seus relacionamentos. Os atributos e métodos representam as características dos objetos e operações da classe, respectivamente. Os tipos de relacionamentos entre as classes podem ser: Associação (Agregação/ Composição), Generalização e Dependência.
III. ( ) O diagrama de sequência mostra uma perspectiva orientada por tempo de como as mensagens entre os objetos são trocadas para a realização de uma operação. Tanto a solicitação quanto a resposta de um objeto a outro são entendidas como mensagens.
IV. ( ) Os diagramas de atividade são semelhantes aos diagramas de sequência, representam o fluxo de controle de uma atividade para outra. A principal diferença é que no diagrama de atividade o tempo não é mais representado por linhas horizontais e sim por numeração.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado </br>

I. ( ) O objetivo do Diagrama de Caso de Uso é auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.-> Ok </br>

Nesse diagrama é apresentada uma coleção de objetos, seus relacionamentos e as mensagens entre eles. -> Diagrama de Sequência.  </br>  </br>

Correto </br>

II. ( ) O Diagrama de Classes representa uma coleção de classes e seus relacionamentos. Os atributos e métodos representam as características dos objetos e operações da classe, respectivamente. Os tipos de relacionamentos entre as classes podem ser: Associação (Agregação/ Composição), Generalização e Dependência. </br> </br>

Correto </br>

III. ( ) O diagrama de sequência mostra uma perspectiva orientada por tempo de como as mensagens entre os objetos são trocadas para a realização de uma operação. Tanto a solicitação quanto a resposta de um objeto a outro são entendidas como mensagens. </br> </br>

Errado </br>

IV. ( ) Os diagramas de atividade são semelhantes aos diagramas de sequência (Diagramas de Estados), representam o fluxo de controle de uma atividade para outra. A principal diferença é que no diagrama de atividade o tempo não é mais representado por linhas horizontais e sim por numeração.  Os estados no Diagrama de Atividade mudam para um próximo estágio quando uma ação é executada (sem ser necessário especificar nenhum evento como no Diagrama de Estado) </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: UML ( )

 

#17. (CESPE – TJDFT/2015) Julgue os itens seguintes, relativos a engenharia de requisitos. O uso de protótipo auxilia a descoberta e a validação dos requisitos de software.

#18. (CESPE – TCE-RN/2015) A prototipagem, técnica que serve de complemento à análise de requisitos, é a construção de protótipos considerados um esboço de parte do sistema.

#19. (CESPE – MEC/2015) A prototipação deve ser realizada na fase final de um projeto, no momento em que o programa passou da fase de testes finais e já se encontra devidamente em produção.

#20. (COPEVE-UFAL – UFAL/2011) Metodologias de desenvolvimento de software se baseiam em um modelo de ciclo de vida, tais como cascata, espiral e prototipagem; sendo assim, é correto afirmar que

#21. (CETRO – AMAZUL/2015) Assinale a alternativa que não apresenta um princípio/ valor da metodologia de desenvolvimento de software XP (Extreme Programming).

#22. (CETRO – AMAZUL/2015) O RUP (Rational Unified Process) possui 4 fases básicas (ciclo de vida). São elas: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Se você errou esta questão, releia o artigo: Fases do Processo Unificado ( )

#23. (CESPE – SUFRAMA/2014) No CMMI, a gestão de requisitos e o planejamento de projetos são áreas chave no nível 2, considerado como repetitivo. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Modelo em Estágios </br> </br>

Nível 2: Gerenciado / Gerido (repetitivo) </br>

  • Gerenciamento de Requisitos – REQM (Requirements Management)
  • Planejamento de Projeto – PP (Project Planning)
  • Acompanhamento e Controle de Projeto – PMC (Project Monitoring and Control)
  • Gerenciamento de Acordo com Fornecedor – SAM (Supplier Agreement Management)
  • Medição e Análise – MA (Measurement and Analysis)
  • Garantia da Qualidade de Processo e Produto – PPQA (Process and Product Quality Assurance)
  • Gerência de Configuração – CM (Configuration Management) </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelo em Estágios ( )

#24. (CETRO – AMAZUL/2015) São modelos de processo/ desenvolvimento de software, exceto:

#25. (CESPE – INPI/2013) Segundo o guia, o modelo MPS baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e da produtividade de software e serviços correlatos envolvidos.

#26. (FCC – TRT-AM/2012) Os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender, segundo o MPS-BR, têm que estar em conformidade com aqueles contidos no

#27. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Uma equipe de desenvolvimento está utilizando o SCRUM como modelo de desenvolvimento ágil. Nesse caso, o componente desse modelo que representa a visão geral do produto, definindo o que deve ser feito, assim como suas prioridades e a ordem em que deve ser realizado, é o:

#28. (FUNCAB – CREA-AC/2016) No método de desenvolvimento de sistemas ágil denominado Método de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos, ou DSDM, o ciclo interativo de Iteração de Modelos Funcionais é aquele no qual se:

#29. (FUNCAB – CREA-AC/2016) No diagrama de classes, escrito em UML, a seguir. crea_java2 O componente X é identificado como sendo uma classe:

#30. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Um desenvolvedor de sistemas tem uma produtividade máxima igual a 30 linhas de código/dia. Ele demorou 6 dias para produzir um determinado software. Quantas linhas de código ele produziu nessas condições, considerando a sua produtividade máxima? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Esta questão nem exige conhecimento sobre PF, basta fazer a conta básica: dias (6) * linhas de código (30) = 180.

 

Ver Resultado

Deixe uma resposta