.Teste 9: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

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Teste 9: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.

Results

#1. (TJ-PR – TJ-PR/2014) textoCalvin Um dos recursos mobilizados por Bill Watterson para produzir o efeito de humor é a argumentação de Calvin. Assinale a alternativa que apresenta uma argumentação análoga à do quadrinho.

#2. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto3 Considere as seguintes afirmativas sobre expressões empregadas como recursos coesivos para a continuidade do texto:
1. “Como se” (linha 8) introduz uma afirmação que se contrapõe ao anteriormente dito.
2. “Mesmo se” (linha 14) introduz uma afirmação que complementa e confirma o anteriormente dito.
3. “Ou” (linha 18) introduz uma retificação, que coloca em evidência o conceito de tempo psicológico.
4. “Assim” (linha 26) equivale a “dessa forma” e introduz uma afirmação que complementa e conclui o anteriormente dito.
Assinale a alternativa correta.

#3. (TJ-PR – TJ-PR/2014) O gráfico a seguir faz parte do relatório da pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres”, realizada pelo IPEA, versão retificada publicada em 04/04/2014. grafico1 Assumindo o pressuposto de que o IPEA tenha analisado uma amostra significativa da população brasileira e tendo como referência as informações contidas no gráfico, assinale a alternativa INCORRETA.

#4. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto1 Assinale a alternativa correta sobre algumas expressões usadas no texto.

#5. (CESPE – MP-CE/2014) O emprego do acento gráfico na palavra “atrás” justifica–se com base na mesma regra que justifica o emprego do acento gráfico em “fiéis”.

#6. (CESPE – ANTAC/2014) O emprego de acento gráfico em “água”, “distância” e “primário” justifica–se pela mesma regra de acentuação.

#7. (CESPE – Polícia Federal/2014) Os termos “série” e “história” acentuam-se em conformidade com a mesma regra ortográfica.

#8. (IESES- IGP-SC/2014) O acento diferencial é usado para diferenciar palavras homógrafas. Esse tipo de acento ocorre em qual das alternativas? Assinale–a.

#9. (CESPE – TRT-ES/2013) Os vocábulos prejuízos e benefícios são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica. 

#10. (CESPE – SEE-AL/2013) Os vocábulos “Observatório”, “plenário”, “urgência” e “vigência” são acentuados em decorrência da mesma regra de acentuação gráfica. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Paroxítonas terminadas em Ditongos. Exemplos: “ia”, “io”, “ie”, “ua” …  </br>  </br> 

ATENÇÃO: PAROXÍTONAS terminadas em éi” e  “ói” NÃO são mais acentuadas.     </br>  </br> 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Acentuação Gráfica ( )

#11. (EEAR) – Assinale a série em que todos os vocábulos estão acentuados graficamente de acordo com as normas vigentes da língua.

#12. (TJ-PR- TJ-PR/2014) tj-texto3 “Os celulares tornaram-se parte integral. de nossa existência, um apêndice tecnológico que nos define como indivíduos”. As palavras grifadas na frase acima poderiam ser substituídas, sem alteração substancial no significado do texto, respectivamente, por:

#13. (TJ-PR- TJ-PR/2014) tj-texto1 “ Como pontua Shirky, todas as tecnologias que motivaram essas revoluções têm uma assimetria: quando são boas em gerar conversas, não são boas em gerar grupos, e vice-versa” . Aplicando-se essa observação à internet, é correto afirmar:

#14. (TJ-PR- TJ-PR/2014) textoCalvin Os elementos verbais e não verbais do quadrinho permitem afirmar que, segundo Calvin: 1. se os seres humanos fossem realmente inteligentes se preocupariam com a preservação ambiental. 2. seres inteligentes procuram fazer contato com outros seres inteligentes. 3. o desmatamento pode ser um atrativo para os extraterrestres, pois poderia facilitar o pouso de suas naves na Terra. 4. as formas de vida inteligente fora da Terra sabem que os humanos são seres perigosos. Assinale a alternativa correta.

#15. (TJ-PR- TJ-PR/2014) textoCalvin Assinale a alternativa que apresenta uma resposta adequada à pergunta no título do texto.

#16. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto2 Considere as seguintes afirmativas sobre expressões utilizadas para dar continuidade ao texto:
1. O uso de “pois” (linha 2) introduz uma explicação que abrange a caracterização que o autor faz dos três tipos de amor.
2. “Essa condição” (linha 6) retoma “é preciso controlar o nível desse neurotransmissor dentro do cérebro” (linha 4).
3. A expressão “todas” (linha 19) não se refere a quaisquer ratazanas-do-deserto, mas somente àquelas que foram incluídas no experimento do doutor Young.
4. O uso de “enfim” (linha 21) tem uma função delimitadora e sinaliza o início da conclusão do texto.
Assinale a alternativa correta.

#17. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto3 “Uma das maiores vítimas dessa correria moderna é nossa conexão com a natureza” (linha 21). Segundo o autor, a conexão com a natureza é vítima porque:

#18. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto3 Ao longo do texto, observa-se uma alternância entre formas (pronomes ou verbos) de primeira pessoa do singular, de primeira pessoa do plural e de terceira pessoa. Considere as seguintes afirmações sobre esse uso:
1. A primeira pessoa do plural é predominante e revela que o autor inclui a si próprio e aos leitores na maior parte de suas afirmações.
2. Em três parágrafos do texto, o autor faz afirmações específicas sobre si mesmo, o que é marcado por formas de primeira pessoa do singular.
3. A primeira pessoa do plural no texto abarca, além do autor e do leitor, uma infinidade de outras pessoas que compartilham as mesmas experiências sobre as quais Gleiser escreve.
4. O uso constante de formas na terceira pessoa do singular marca o distanciamento e objetividade com que o autor aborda o tema.
Assinale a alternativa correta.

#19. (IBCF – TJ-PR/2014) A obra literária conhecida no Brasil por A Revolução dos Bichos (Animal Farm) é uma sátira feita à União Soviética comunista.O livro publicado em 1945 narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o “paraíso comunista” proposto pela Rússia, na época de Stalin. A revolta dos animais da quinta contra os humanos é liderada pelos porcos Bola de Neve (Snowball) e Napoleão (Napoleon). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleão, seduzido pelo poder, afasta Bola de Neve e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto à sociedade de humanos. Assinale a alternativa correta, quanto ao autor do livro:

#20. (UFPR – TJ-PR/2013) “Embora embaladas com números e linguagem científica, tais conclusões apenas repisariam o pedestre conceito de que dinheiro não traz felicidade, não fosse que ambicionam influir na formulação das políticas públicas” (linhas 32–33). Considere verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas sobre o uso da forma verbal assinalada:
( ) O verbo está conjugado em uma forma do subjuntivo.
( ) O verbo está conjugado em uma forma do futuro.
( ) A forma verbal poderia ser substituída por “fossem repisar”.
( ) A forma verbal imprime à oração um estatuto de hipótese.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#21. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto2 Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas sobre a organização argumentativa do texto:
( ) A tese do autor está expressa na última frase do primeiro parágrafo e corresponde a duas afirmativas interligadas pelo conector portanto.
( ) O experimento relatado no segundo parágrafo tem a função de validar a segunda parte da tese.
( ) O experimento relatado no terceiro parágrafo tem a função de validar a primeira parte da tese.
( ) Na conclusão, o autor adota um ponto de vista sobre o uso dos medicamentos para reduzir o sofrimento associado às perdas afetivas que apresenta diferenças em relação à perspectiva apresentada nos parágrafos anteriores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#22. (TJ-PR – TJ-PR/2013) “Foram ouvir o mar e os ventos cujos sons lhes pareceram encantadores”. O autor optou pelo pronome relativo “cujos” na construção dessa frase, porém ele poderia ter escolhido outras formas com sentido equivalente e igualmente corretas. Assinale a alternativa correta e que mantém o sentido original.

#23. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto2 Com base no texto, é correto afirmar:

#24. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto3 Identifique se os seguintes trechos do texto são apresentados pelo autor como fatos (F) ou opiniões (O):
( ) “ Os celulares tornaram-se parte integral de nossa existência, um apêndice tecnológico que nos define como indivíduos” . (linhas 6-7)
( ) “ (…) como verificamos assim que pousa um avião e todo mundo se precipita para ligar seu iPhone ou seu Galaxy (…)“ . (linhas 7-8)
( ) “ Muita gente me pergunta se o tempo está mudando, passando mais rápido” . (linha 15)
( ) “ O ócio é algo que consideramos quase que pecaminoso (…)“ . (linhas 18-19)
( ) “ O tempo está passando mais rapidamente, ou assim o percebemos, porque cada vez temos menos controle sobre ele” . (linha 18)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#25. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto20131 Identifique as seguintes afirmativas acerca do primeiro parágrafo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Apresenta uma sequência de fatos, o que qualifica o texto como narrativo.
( ) Há nele um plano de hipóteses que são confirmadas ao final do texto.
( ) O recurso da repetição é nele explorado com finalidade estilística.
( ) Os fatos são apresentados em ordem crescente de gravidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#26. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto20131 A partir da leitura do texto, é correto afirmar:

#27. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto1 Este texto foi publicado sob a rubrica “ coluna” na revista Galileu. Essa caracterização de gênero o coloca no grupo dos textos de opinião da mídia impressa. A partir dessa perspectiva, a inserção em discurso direto observada após o quarto parágrafo tem como funções:
1. indicar que parte do texto é transcrição de uma entrevista.
2. simular a intervenção de um leitor fictício, que espera encontrar no texto o tema anunciado no início do primeiro parágrafo.
3. demarcar no texto o início de um diálogo mais efetivo com o leitor, que se manifesta nos últimos parágrafos.
4. fazer a transição entre uma linguagem escrita, formal, e uma linguagem coloquial, que passa a ser dominante nos parágrafos finais do texto.
Estão corretas as funções caracterizadas nos itens:

#28. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto2 Com base no texto, é correto afirmar:

#29. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto2 Considere as seguintes afirmativas sobre expressões empregadas no texto.
1.A expressão “ dor de cotovelo” empregada no título não é característica da linguagem predominantemente científica utilizada no corpo do texto.
2.A palavra “ remédio” no título do texto é ambígua, tanto pode significar “ solução” como “ medicamento” , e ambas as leituras mantêm o efeito de coerência entre o título e o corpo do texto.
3.As aspas em “ preventivo” , no último parágrafo, assinalam que essa não é a palavra adequada para expressar o sentido pretendido pelo autor.
4.A expressão francesa et voilà (eis aí ou aí está) no terceiro parágrafo, produz um efeito de ironia no relato feito pelo autor.
Assinale a alternativa correta.

#30. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto3 A partir do ponto de vista do autor do texto, é correto afirmar:

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