.Virtualização: VMware

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Sistemas Operacionais > Virtualização

Virtualização: VMware

O VMware é uma infraestrutura de virtualização completa, com produtos abrangendo desde desktops a data centers organizados em três categorias:

  • gestão e automatização: permitem de uma forma automatizada e centralizada a gerência de todos os recursos da infraestrutura virtual permitindo a monitoração do sistema, auxiliando na conversão de sistemas físicos em virtuais, na recuperação de desastres, entre outros;
  • infraestrutura virtual: auxiliam a monitoração e alocação de recursos entre as máquinas virtuais de forma a atender requisitos e regras de negócios. Eles fornecem soluções para alta-disponibilidade, backup, migração de máquinas virtuais e atualização de versões de softwares.
  • virtualização de plataformas: essa categoria é composta por oito produtos:
    1. VMware ESX Server 3: é a base para a criação de datacenters virtuais. O ESX server é um hypervisor que virtualiza os recursos de hardware do tipo processador, memória, armazenamento e rede. Dessa forma,  permite que um servidor físico seja particionado em várias máquinas virtuais e que cada uma seja vista como uma máquina física em uma infraestrutura de rede convencional.
    2. VMware ESX Server 3i: possui as mesmas características e funcionalidades descritas anteriormente para o ESX Server 3. A diferença consiste na sua arquitetura interna e na forma como alguns procedimentos de gerenciamento são executados.
    3. VMware Virtual SMP: permite que uma única máquina virtual empregue mais de um processador físico simultaneamente.
    4. VMware VMFS: é um sistema de arquivos que permite que várias máquinas virtuais acessem concorrentemente, para leitura e escrita, um mesmo meio de armazenamento. Além disso, oferece uma série de facilidades como adicionar e remover dinamicamente ESX servers da estrutura de um sistema de arquivos, adaptar tamanho de bloco para volume e para arquivos e recuperação de falhas.
    5. VMware Server: é a versão gratuita dos produtos ESX Server. Seu objetivo essencial é permitir que usuários testem o produto antes de adquiri-lo.
    6. VMware Workstation: é o ambiente que permite a criação de máquinas virtuais sobre o hypervisor. Isso significa que é possível carregar um sistema operacional qualquer nessa máquina virtual e executar as suas aplicações. A configuração das máquinas virtuais para um determinado sistema operacional é feita através de ferramenta específica que é parte integrante desse produto.
    7. VMware Fusion: é a solução VMware Workstation equivalente para o sistema operacional MacOS X.
    8. VMware Player: é a versão gratuita do produto VMware Workstation.

A abordagem escolhida pelo VMware é de executar como uma aplicação do sistema hospedeiro, ou seja, funcionam também como máquina virtual de processo. Dessa forma, o suporte para os diferentes dispositivos de entrada e saída é fornecido pelo próprio sistema operacional hóspede. Essa solução é denominada de Hosted Virtual Machine Architecture (HVMA).

Referência Bibliográfica

CARISSIMI, Alexandre. 26º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos – Virtualização: da Teoria a soluções.

Deixe uma resposta