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Foco da Governança de TI
As áreas de foco em governança de TI, ilustradas na figura 1, descrevem os tópicos que os executivos precisam atentar para direcionar a área de TI dentro de suas organizações, sendo:
- Alinhamento estratégico: foca em garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização.
- Entrega de valor: é a execução da proposta de valor de IT através do ciclo de entrega, garantindo que TI entrega os prometidos benefícios previstos na estratégia da organização, concentrado-se em otimizar custos e provendo o valor intrínseco de TI.
- Gestão de recursos: refere-se à melhor utilização possível dos investimentos e o apropriado gerenciamento dos recursos críticos de TI: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas. Questões relevantes referem-se à otimização do conhecimento e infraestrutura.
- Gestão de risco: requer a preocupação com riscos pelos funcionários mais experientes da corporação, um entendimento claro do apetite de risco da empresa e dos requerimentos de conformidade, transparência sobre os riscos significantes para a organização e inserção do gerenciamento de riscos nas atividades da companhia.
- Mensuração de desempenho: acompanha e monitora a implementação da estratégia, término do projeto, uso dos recursos, processo de performance(+) e entrega dos serviços, usando, por exemplo, “balanced scorecards”que traduzem as estratégia em ações para atingir os objetivos, medidos através de processos contábeis convencionais.
Figura 1: Foco em governança de TI.
Fonte: Fonte: ITGI (2007).
Referência Bibliográfica
IT Governance Institute. COBIT 5: Enabling Process. ISACA. 2012.
IT Governance Institute. COBIT 5: A Business Framework for the Governance and Management of Enterprise IT. ISACA. 2012.
IT Governance Institute. Cobit 4.1. 2007.