Home > Governança > Ferramentas Estratégicas > Gerenciamento de Reuniões > Técnica Delphi
Introdução Técnica Delphi
A técnica Delphi foi criada por Norman Dalkey (1955) para fins militares, passando a ser aplicada como método de previsão a partir da década de 1960.
Segundo LOUZADA et al (2006), “Conceitualmente, a técnica Delphi é bastante simples, pois trata-se de um questionário interativo, circulado repetidas vezes entre um grupo de peritos ou especialistas que o respondem, mantendo-se o anonimato das respostas individuais.
A cada rodada do questionário as respostas são analisadas e recebem um tratamento estatístico simples pelos organizadores, sendo na rodada seguinte os resultados do grupo apresentados aos especialistas para que estes reavaliem suas posições à luz das respostas numéricas e das justificativas apresentadas pelos demais.”
O feedback, obtido por meio das diversas interações, permite a troca de opiniões entre os integrantes do grupo e, geralmente, faz com que as ideias amadureçam, seguindo em um único sentido.
A técnica baseia-se, portanto, na consulta a especialistas, pressupondo que a troca de informações contribuirá para melhorar a qualidade das previsões e análises obtidas.
Referência Bibliográfica
ABBAD, Gardênia da Silva; MOURÃO, Luciana; MENESES, Pedro P. M.; ZERBINI, Thaís; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; VILAS-BOAS, Raquel. Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Ferramentas para gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2012.
LOUZADA, Dalton; BORGES, Elizabeth; POSSI, Marcus; SENRA, Paulo; LIMA, Ricardo. Gerenciamento de Projetos guia do profissional. Volume 3: Fundamentos técnicos. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.