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1ª Fase: Identificação do Problema
Aqui temos o objetivo a ser atingido ou o efeito sentido pela organização, ou seja, um problema identificado por algum desvio ou não conformidade em relação ao objetivo planejado. Formas mais frequentes de identificação:
- dimensão da qualidade não cumprida, traduzida pelas vontades ajustadas entre fornecedor e o cliente;
- reclamações dos clientes;
- reclamações dos prestadores de serviços, que podem identificar problemas antes mesmo que cheguem aos clientes;
- avaliação da concorrência, que deve permitir melhorias no processo de forma que os clientes, ao realizaram as comparações entre serviços e produtos, possam identificara melhor relação custo-benefício.
Os problemas devem ser hierarquizados por ordem de importância e a análise deve indicar quais deles são vitais e separa-los para aplicação do método.
Referência Bibliográfica
TEGUE, Nancy. The Quality Toolbox, 2ºed., ASQ Quality Press, 2004.
SELEME, Robson. Et al Controle da Qualidade, IBPEX, 2008.
N Nayab • edited by: Linda Richter • updated: 7/21/2013: http://www.brighthubpm.com/methods-strategies/75929-exploring-the-disadvantages-of-pdca-methodologies/