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Reduza a Carga de Memória do Usuário
Quanto mais um usuário tiver de lembrar, mas sujeita a erros será a interação com o sistema. MANDEL (1997) define os princípios de projeto que permitem a uma interface reduzir a carga de memória do usuário:
- reduza a demanda da memória de curto prazo, quando os usuários estão envolvidos em tarefas complexas, a demanda da memória de curto prazo pode ser significativa. Pode-se conseguir isso por meio do fornecimento de indicações visuais que permitem ao usuário reconhecer ações anteriores, em vez de ter de se lembrar delas;
- estabeleça defaults significativos: o conjunto inicial de parâmetros deve fazer sentido para o usuário médio, mas o usuário poderá especificar preferências individuais. No entanto, uma opção “reset” deve estar disponível, permitindo a redefinição dos valores originais;
- defina atalhos intuitivos: quando são usados mnemônicos para realizar uma função do sistema, o mesmo deve ser ligado à ação de um modo que seja fácil de lembrar;
- o layout visual da interface deve ser baseado em uma metáfora do mundo real: por exemplo, um sistema de pagamento de contas deve usar uma metáfora de talão e canhoto de cheques para guiar o usuário durante o processo de pagamento de contas. Isso permite ao usuário se apoiar em indicações visuais bem-entendidas, em vez de memorizar uma seqüência de interação esotérica;
- revele informação de um modo progressivo: a interface deve ser organizada hierarquicamente. A informação sobre uma tarefa, um objeto ou algum comportamento deve ser inicialmente apresentada em um alto nível de abstração. Mais detalhes devem ser apresentados, após o usuário indicar interesse com um clique do mouse.
Referência Bibliográfica
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.