Juliana Jenny Kolb
Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Estruturas Organizacionais
Estrutura Organizacional Linha-Staff
É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff).
As atividades de linha estão diretamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas indiretamente. Os órgãos que executam as atividades-fins da organização são consideradas de linha e o restante das atividades são consideradas staff.
A autoridade nos órgãos de linha é linear, ou seja, os órgãos são decidem e executam as atividades principais. Já a autoridade nos órgãos de staff é de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendação, isto é, autoridade funcional.
- Autoridade de linha: linear; absoluta, total; cadeia escalar, relação hierárquica entre chefe e subordinado;
- Autoridade de staff: funcional; relativa, parcial; especialização, relação de consultoria, de assessoria;