Juliana Jenny Kolb
Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Estruturas Organizacionais
Estrutura Organizacional Funcional
A Organização Funcional clássica é uma hierarquia em que cada funcionário possui um superior bem definido.
Conforme ilustrado na figura 1, os funcionários são agrupados por especialidade, como: produção, recursos humanos, engenharia, entre outros.
Figura 1: Estrutura Organizacional Funcional.
Fonte: Adaptada do PMBok (2013).
Vantagens:
- É mais fácil gerenciar os especialistas;
- Os membros da equipe se reportam a um único supervisor;
- Recursos semelhantes são centralizados, pois a empresa é agrupada por especialidades;
- Planos de carreira claramente definidos em áreas de especialização de trabalho.
Desvantagens:
- As pessoas enfatizam mais sua especialidade funcional em detrimento do projeto;
- Não há plano de carreira em gerenciamento de projetos;
- O gerente do projeto tem pouca ou nenhuma autoridade.
Referência Bibliográfica
MULCAHY, Rita. PMP Exam Prep. Sixth Edition, 2009. PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.