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Estilos de Padrões Arquiteturais
O software construído para sistemas baseados em computador também exibe um ou vários estilos arquiteturais. Cada estilo descreve uma categoria de sistemas que abrange:
- um conjunto de componentes (banco de dados, módulos computacionais, entre outros) que realizam a função que é requisito do sistema;
- um conjunto de conectores que possibilita “comunicação, coordenação e cooperação” entre os componentes;
- restrições que definem como os componentes podem ser integrados para formar o sistema;
- modelos semânticos eu possibilitam ao projetista entender as propriedades gerais de um sistema pela análise das propriedades conhecidas de duas partes constitutivas.
Um estilo arquitetural é uma transformação imposta sobre o projeto de um sistema completo.
Um padrão arquitetural, como um estilo arquitetural, impõe uma transformação no projeto de arquitetura. No entanto, o padrão difere do estilo em um certo número de modos fundamentais:
- o escopo de um padrão é menos amplo, enfoca um aspecto da arquitetura em vez de toda a arquitetura;
- um padrão impõe uma regra na arquitetura, descrevendo como o software vai manipular em algum tópico de sua funcionalidade em termos de infraestrutura;
- padrões arquiteturais tendem a atender tópicos comportamentais específicos no contexto arquitetural, por exemplo, como uma aplicação de tempo real manipula sincronização ou interrupções.
Padrões podem ser usados em conjunto com um estilo arquitetural para estabelecer a forma da estrutura global de um sistema.
Padrões podem ser usados em conjunto com um estilo arquitetural para estabelecer a forma da estrutura global de um sistema.
Padrões arquiteturais para software definem uma abordagem específica para tratar de algumas características comportamentais do sistema. Bosch (2000) define um certo número de domínios de padrões comportamentais:
Estilos arquiteturais:
- arquitetura centrada nos dados (+);
- arquitetura de fluxo de dados (+);
- arquitetura de chamada e retorno (+);
- arquitetura orientada a objetos (+);
- arquitetura em camadas (+).
Referência Bibliográfica
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.