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12.2 Realizar as Aquisições
Realizar as Aquisições é o processo de obtenção de respostas de fornecedores, seleção de um fornecedor e adjudicação de um contrato. Nesse processo, a equipe receberá licitações ou propostas e aplicará critérios de seleção previamente definidos para escolher um ou mais fornecedores que sejam qualificados para realizar o trabalho e aceitáveis como fornecedor.
Nos itens de aquisições mais importantes, o processo geral de solicitação de respostas dos fornecedores e avaliação dessas respostas pode ser repetido. É possível gerar uma lista resumida de fornecedores qualificados com base em uma proposta preliminar. Uma avaliação mais detalhada poderá então ser realizada de acordo com um documento de requisitos mais específicos e abrangentes solicitado aos fornecedores da lista resumida.
É possível usar um sistema de ponderação para:
- selecionar um único fornecedor que será solicitado a assinar um contrato padrão;
- estabelecer uma seqüência de negociação classificando todas as propostas pelas pontuações da avaliação ponderada atribuídas a cada proposta.
A figura 1 apresenta as Entradas, Ferramentas e Saídas do processo Realizar as Aquisições.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Realizar as Aquisições
Fonte: Adaptado do PMBok (2013)
A figura 2 apresenta as integrações do processo Realizar as Aquisições.
Figura 2: Integrações do processo Realizar as Aquisições
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Entradas
12.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Aquisições do Projeto (+)
12.1 – S2 – Declaração do Trabalho de Aquisições (+)
12.1 – S3 – Critérios de Seleção de Fonte (+)
12.1 – S4 – Documentos de Aquisição (+)
12.1 – S5 – Decisão de Fazer ou Comprar (+)
E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)
E8 – Documentos do Projeto (+)
E9 – Propostas de Fornecedores (+)
Ferramentas
F1 – Opinião Especializada (+)
F101 – Reuniões com Licitantes (+)
F102 – Técnicas de Avaliação de Propostas (+)
F103 – Estimativas Independentes (+)
F105 – Negociação das Aquisições (+)
Saídas
4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)
12. 2 – S1 – Fornecedores Selecionados (+)
12. 2 – S3 – Calendário dos Recursos (+)
S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.