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7.4 Controlar os Custos do Projeto
O controle de custos do projeto inclui:
• Controlar os fatores que criam mudanças na linha de base dos custos;
• Garantir que houve um acordo em relação às mudanças solicitadas;
• Monitorar as mudanças reais quando e conforme ocorrem;
• Garantir que os possíveis estouros nos custos não ultrapassam o financiamento autorizado periodicamente e no total para o projeto;
• Monitorar o desempenho de custos para detectar e compreender as variações em relação à linha de base dos custos;
• Registrar exatamente todas as mudanças adequadas em relação à linha de base dos custos;
• Evitar que mudanças incorretas, inadequadas ou não aprovadas sejam incluídas nos custos relatados ou na utilização de recursos;
• Informar as partes interessadas sobre mudanças aprovadas;
• Agir para manter os estouros nos custos esperados dentro dos limites aceitáveis.
O controle de custos do projeto procura as causas das variações positivas e negativas e faz parte do controle intregrado de mudanças. Por exemplo, respostas inadequadas às variações de custos podem causar problemas de qualidade ou de cronograma ou produzir posteriormente um nível de risco inaceitável no projeto.
As maiores causas de falhas no gerenciamento de custos podem ser atribuidas a elementos externos ao processo isolado de custos. São elas:
• Interpretação errada do trabalho a ser realizado;
• Omissão na definição de escopo;
• Cronograma definido com pobreza ou excessivamente otimista;
• Fracasso na avaliação e na quantificação de riscos;
• Estrutura analítica do projeto mal definida;
• Parâmetros de qualidade mal estabelecidos;
• Fracasso na estimativa de custos indiretos e administrativos do projeto.
A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Controlar os Custos.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Controlar os Custos.
Fonte: Adaptado do PMBok (2013).
A figura 2 apresenta as integrações do processo Controlar os Custos.
Figura 2: Integrações do processo Controlar os Custos
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Entradas
4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)
7.3 – S2 – Requisitos dos Recursos Financeiros do Projeto (+)
E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)
S6 – Dados do Desempenho do Trabalho (+)
Ferramentas
F3 – Sistema de Informação do Gerenciamento do Projeto (+)
F35 – Análise das Reservas (+)
F43 – Análise de Desempenho (+)
F51 – Gerenciamento do Valor Agregado (+)
F53 – Índice de Desempenho para Término (+)
Saídas
4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)
7.2 – S1 – Estimativa do Custo das Atividades (+)
S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
S3 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)
S7 – Informações sobre o Desempenho do Trabalho (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.