Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição
8.1 – S3 – Métricas da Qualidade
Saída do processo: | << 8.1 Planejar o Gerenciamento da Qualidade |
Entrada do processo: | << 8.3 Realizar o Controle da Qualidade |
Uma métrica da qualidade é uma definição operacional que descreve, em termos bem específicos, um atributo do projeto ou do produto, e como o processo de controle da qualidade irá medi-lo.
A medição é um valor real. A tolerância define as variações aceitáveis nas métricas.
Alguns exemplos de métricas da qualidade incluem desempenho dentro do prazo, controle do orçamento, freqüência de defeitos, taxa de falha, disponibilidade, confiabilidade e cobertura de testes.
A figura 1 ilustra os processos que são alimentados pelas Métricas da Qualidade.
Figura 1: Métricas da Qualidade
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.