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eSCM: Ciclo de Vida de Fornecimento
Neste modelo, às fases já descritas do ciclo de vida de fornecimento presentes no eSCM-SP, acrescenta-se a fase de análise. Durante esta fase, a organização-cliente analisa suas operações e funções para identificar aqueles serviços, processos ou funções para as quais há potencial para terceirização.
As práticas de análise englobam:
- O desenvolvimento da estratégia de terceirização da organização;
- Gestão e motivação das equipes para um gerenciamento efetivo das atividades terceirizadas;
- Gestão dos relacionamentos com os provedores de serviço e stakeholders internos;
- Medição e revisão do desempenho(+) da terceirização organizacional e tomada de ações para a melhoria do desempenho(+);
- Definição do estado futuro da estrutura e dos processos da organização;
- Gestão dos sistemas de conhecimentos e informações para que as equipes possuam um acesso eficiente ao conhecimento relevante sobre as atividades terceirizadas da organização, necessárias para efetivamente realizarem seu trabalho;
- Identificação e controle de riscos e ameaças às habilidades da organização em conhecer seus objetivos e gerenciar com sucesso os relacionamentos de terceirização;
- Assegurar que a arquitetura e infra-estrutura tecnológica para suportar a entrega do serviço é gerenciada.
As práticas de Iniciação englobam:
- A preparação para a seleção do serviço por meio da explanação dos requisitos e critérios para seleção;
- A solicitação e avaliação de potenciais provedores de serviço;
- A preparação para negociação por meio da definição da organização sobre custo, qualidade e outros tópicos que necessitem ser negociados;
- A definição de um acordo de nível de serviço formal e formas de medição do desempenho(+) do provedor de serviço;
- O entendimento das capacidades do provedor de serviço por meio da obtenção de informações sobre este e a confirmação de hipóteses que impactem os compromissos;
- O estabelecimento de um acordo formal com o provedor de serviço cliente que articule claramente as responsabilidades e compromissos da organização e do cliente;
- A gestão efetiva da transferência de recursos necessários à entrega do serviço, incluindo pessoal, infra-estrutura tecnológica e ambiente de trabalho;
- O provimento de feedback sobre o projeto do serviço a fim de garantir que estão sendo atendidos os requisitos do cliente e os compromissos acordados.
As práticas de Execução englobam:
- O planejamento e acompanhamento das atividades de execução do serviço;
- Assegurar que os serviços são executados de acordo com os compromissos estabelecidos;
- Gestão dos custos associados à execução do serviço;
- Identificação e controle das mudanças nos serviços providos ou nos compromissos associados a ele;
- A facilitação da resolução de problemas que impactem a execução do serviço;
- O ajuste do desempenho(+) contrário às expectativas e a garantia de que o provimento do serviço retorna valor para a organização-cliente.
As práticas de Encerramento englobam:
- O planejamento para o fechamento de um serviço iniciado e o gerenciamento do acordo no período do fechamento. Isto inclui o gerenciamento do acordo durante os procedimentos de término, renovação ou encerramento normal;
- A gestão efetiva da transferência de recursos para o novo provedor de serviços, sendo este o cliente ou mesmo outro fornecedor. Isso inclui a transferência de pessoas, infra-estrutura tecnológica e propriedade intelectual (ex. códigos fonte ou processos);
- A garantia da continuidade do serviço durante a transferência das responsabilidades;
- A identificação e transferência do conhecimento crítico para a execução do serviço.
Referência Bbliográfica
SANTOS NETO, Nelson; PLIOPLIS, Sílvia. O ESTADO DA PRÁTICA DO MODELO eSCM.