Home > Gerenciamento de Serviços > eSourcing Capability Model > O eSCM-CL
eSCM-CL: Áreas de Capacidade
A segunda dimensão do modelo eSCM-CL provê um agrupamento lógico de práticas para ajudar aos usuários a gerenciar melhor o conteúdo do modelo. Este agrupamento permite às organizações-clientes construir ou demonstrar capacidades em cada função crítica de terceirização (HEFLEY e LOESCHE, 2006).
Todas as práticas de iniciação estão contidas dentro de nove das dezessete áreas de capacidade: Gerenciamento Estratégico de Terceirização, Gerenciamento da Governança, Gerenciamento dos Relacionamentos, Gerenciamento de Valor, Gerenciamento da Mudança Organizacional, Gerenciamento de Pessoas, Gerenciamento do Conhecimento, Gerenciamento da Tecnologia e Gerenciamento de Riscos. Estas áreas de capacidade de iniciação são apresentadas com foco em:
Governança:
- Gerenciamento Estratégico de terceirização;
- Gerenciamento da Governança;
- Gerenciamento dos Relacionamentos;
- Gerenciamento de Valor.
Competência e Mudança:
- Gerenciamento da Mudança Organizacional;
- Gerenciamento de Pessoas;
- Gerenciamento do Conhecimento;
Ambiente de Trabalho:
- Gerenciamento da Tecnologia;
- Gerenciamento de Riscos.
As outras oito áreas de capacidade são temporais e são associadas a uma única fase do ciclo de vida de fornecimento, são elas:
Análise:
- Análise de Oportunidades de Terceirização;
- Terceirização Assemelhada.
Iniciação:
- Planejamento da Terceirização;
- Avaliação do Provedor de Serviço;
- Acordos de Terceirização;
- Transferência do Serviço.
Execução:
- Gerenciamento dos Serviços Terceirizados.
Encerramento:
- Encerramento do Contrato de Terceirização.
Referência Bbliográfica
SANTOS NETO, Nelson; PLIOPLIS, Sílvia. O ESTADO DA PRÁTICA DO MODELO eSCM.