eSCM-CL: Áreas de Capacidade

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eSCM-CL: Áreas de Capacidade

A segunda dimensão do modelo eSCM-CL provê um agrupamento lógico de práticas para ajudar aos usuários a gerenciar melhor o conteúdo do modelo. Este agrupamento permite às organizações-clientes construir ou demonstrar capacidades em cada função crítica de terceirização (HEFLEY e LOESCHE, 2006).

Todas as práticas de iniciação estão contidas dentro de nove das dezessete áreas de capacidade: Gerenciamento Estratégico de Terceirização, Gerenciamento da Governança, Gerenciamento dos Relacionamentos, Gerenciamento de Valor, Gerenciamento da Mudança Organizacional, Gerenciamento de Pessoas, Gerenciamento do Conhecimento, Gerenciamento da Tecnologia e Gerenciamento de Riscos. Estas áreas de capacidade de iniciação são apresentadas com foco em:

Governança:

  • Gerenciamento Estratégico de terceirização;
  • Gerenciamento da Governança;
  • Gerenciamento dos Relacionamentos;
  • Gerenciamento de Valor.

Competência e Mudança:

  • Gerenciamento da Mudança Organizacional;
  • Gerenciamento de Pessoas;
  • Gerenciamento do Conhecimento;

Ambiente de Trabalho:

  • Gerenciamento da Tecnologia;
  • Gerenciamento de Riscos.

As outras oito áreas de capacidade são temporais e são associadas a uma única fase do ciclo de vida de fornecimento, são elas:

Análise:

  • Análise de Oportunidades de Terceirização;
  •  Terceirização Assemelhada.

Iniciação:

  •   Planejamento da Terceirização;
  •   Avaliação do Provedor de Serviço;
  •   Acordos de Terceirização;
  •   Transferência do Serviço.

Execução:

  •  Gerenciamento dos Serviços Terceirizados.

Encerramento:

  •   Encerramento do Contrato de Terceirização.

Referência Bbliográfica

SANTOS NETO, Nelson; PLIOPLIS, Sílvia. O ESTADO DA PRÁTICA DO MODELO eSCM.

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