Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento de Aquisições
12.4 Encerrar as Aquisições
Encerrar as Aquisições é o processo de finalização de cada aquisição do projeto. Como envolve verificar se todo o trabalho e as entregas são aceitáveis, serve de apoio ao processo de encerramento do projeto ou fase.
Este processo também envolve atividades administrativas como finalização das reinvindicações em aberto, atualização dos registros para refletir os resultados finais e arquivamento dessas informações para uso futuro.
O encerramento das aquisições aborda cada contrato aplicável ao projeto ou a uma fase do projeto. Em projetos com várias fases, a vigência de um contrato pode se aplicar somente a uma determinada fase.
O cancelamento de um contrato é um caso especial de encerramento das aquisições, que pode resultar de um acordo mútuo entre as parte, do inadimplemento de uma das partes ou por conveniência do comprador, se estiver estabelecido no contrato. Os direitos e responsabilidades das partes no evento de um cancelamento estão contidos na cláusula de rescisão do contrato.
A figura 1 apresenta as Entradas, Ferramentas e Saídas do processo Encerrar as Aquisições.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Encerrar as Aquisições
Fonte: Adaptado do PMBok (2013)
A figura 2 apresenta as integrações do processo Encerrar as Aquisições.
Figura 2: Integrações do processo Encerrar as Aquisições
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Entradas
4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)
12.1 – S4 – Documentos de Aquisição (+)
Ferramentas
F105 – Negociação das Aquisições (+)
F112 – Sistema de Gerenciamento de Registros (+)
Saídas
12.4 – S1 – Aquisições Encerradas (+)
S3 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.