Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Ferramentas e Técnicas
F71 – Análise das Partes Interessadas
Ferramenta do processo: | <<13.1 Identificar as Partes Interessadas |
A Análise das Partes Interessadas (stakeholers) é o processo de coleta e análise sistemática de informações quantitativas e qualitativas para determinar quais interesses devem ser considerados durante o projeto.
Identifica os interesses, as expectativas e a influência das partes interessadas e determina seu relacionamento com a finalidade do projeto. Também ajuda a identificar os relacionamentos das partes interessadas que podem ser alavancados para construir coalizões e parcerias potenciais para aumentar a possibilidade de êxito do projeto.
Etapas da análise das partes interessadas:
Etapa 1:
Identificar todas as partes interessadas potenciais do projeto e as informações relevantes como:
- papéis;
- departamentos;
- interesses;
- nível de conhecimento;
- expectativas;
- níveis de influência.
As principais partes interessadas podem ser as pessoas com papel gerencial ou de tomada e decisões que são afetadas pelo resultado do projeto (patrocinador, gerente e projetos, cliente, entre outros).
As demais partes interessadas são identificadas por meio de entrevistas.
Etapa 2:
Identificar o impacto ou apoio potencial que cada parte interessada poderia gerar e classificá-lo a fim de definir uma estratégia de abordagem.
Existem vários modelo de classificação, incluindo:
- grau de poder/interesse: agrupa as partes interessadas com base no seu nível de autoridade e nível de preocupação com os resultados do projeto;
- grau de poder/influência: agrupa as partes interessadas com base no seu nível de autoridade e no seu envolvimento ativo no projeto;
- grau de influência/impacto: agrupa as partes interessadas com base no seu envolvimento ativo no projeto e na sua habilidade para efetuar mudanças no planejamento ou na execução do projeto;
- modelo de importância relativa: descreve as classes de partes interessadas com base no seu poder, na urgência e na legitimidade (envolvimento apropriado).
A figura 1 apresenta um exemplo de representação gráfica de grau de poder/interesse.
Importante: O grau de poder/interesse depende do tipo de projeto e fatores ambientais, portanto, as informações abaixo são meramente ilustrativas.
Figura 1: Exemplo de Representação Gráfica de Grau de Poder/Interesse.
Fonte: A autora (2011).
A – Diretor Técnico da Instituição;
B – Cliente;
C – Gerente de TI do Cliente;
D – Usuário Cliente
E – Fornecedor.
Etapa 3:
Avaliar como as principais partes interessadas provavelmente vão reagir ou responder em várias situações, a fim de planejar como influenciá-las para aumentar seu apoio e mitigar os impactos negativos em potencial.
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.