Introdução ao Desenvolvimento Ágil

teste

Home > Engenharia de Software > Desenvolvimento Ágil > Modelagem do Desenvolvimento Ágil

Introdução ao Desenvolvimento Ágil

Com o objetivo de enfrentar os desafios encontrados pelos desenvolvedores de software, um grupo inicial de 17 metodologistas formou, em fevereiro de 2001, o Agile Development Alliance.

Um aspecto interessante deste grupo é que todos vieram de diferentes áreas de formação. Esta multidisciplinaridade proporcionou a observação de vários pontos de vistas distintos no desenvolvimento de software.

Este grupo de metodologistas (Agile Development Alliance) formulou o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil, que definem critérios para os processos de desenvolvimento ágil de software.

Manifesto para o Desenvolvimento Ágil

O manifesto é definido por quatro simples premissas, sendo:

  1. indivíduos e interações valem mais que processos e ferramentas – equipes constroem sistemas de software e, para fazê-lo, elas precisam trabalhar junto com programadores, testadores, gerentes de projeto, modeladores e clientes;
  2. um software funcionando vale mais que uma documentação extensa – toda documentação tem seu lugar, desde que escrita corretamente. A documentação é um guia importante para que as pessoas possam entender o sistema e como ele foi construído, entretanto, o objetivo principal é o desenvolvimento do software;
  3. a colaboração do cliente vale mais que a negociação de contrato – apenas os clientes podem dizer o que querem. Ter um contrato e entender os direitos e responsabilidade de cada parte é importante, porém, o contrato nem sempre é o suficiente para entender as necessidades dos clientes;
  4. responder a mudanças vale mais que seguir um plano – à medida que o trabalho (desenvolvimento) progride, ocorre mudanças na percepção e compreensão dos clientes em relação ao software. O plano de projeto deve ser flexível no intuito de absorver e responder a estas mudanças.

Uma boa maneira de pensar sobre o manifesto é que ele define preferências, não alternativas, encorajando o enfoque em certas áreas, mas sem eliminar outras.

 

Referência Bibliográfica

AMBLER, Scott W. Modelagem Ágil. São Paulo: Editora ArtMed, 2002.

Deixe uma resposta