Princípios Básicos da Modelagem Ágil (MA)

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Princípios Básicos da Modelagem Ágil (MA)

Os princípios básicos da MA são:

  • lembre-se de que o software é o objetivo principal – produzir softwares de qualidade que satisfaçam às necessidades dos clientes de modo eficaz;
  • saiba que possibilitar o próximo trabalho é seu objetivo secundário – garantir que o sistema seja sólido o suficiente para ser posteriormente expandido;
  • diminua a carga de trabalho – criar modelos e a documentação suficientes para dar continuidade ao desenvolvimento;
  • adote a simplicidade;
  • aceite a mudança – a mudança é inerente ao desenvolvimento de software;
  • desenvolva incrementalmente – utilizar uma estratégia incremental em seu próprio trabalho de desenvolvimento e mudar pequenas partes do sistema de cada vez, em vez de tentar concluir tudo em uma única versão;
  • modele com um propósito;
  • mantenha mais de um modelo – existem muitos artefatos de modelagem (diagramas UML, modelos de dados, entre outros), cada um destes artefatos é apropriado para uma determinada situação. A intenção é utilizar os pontos fortes de cada modelo, de acordo com a necessidade do software;
  • incentive o trabalho de qualidade – desenvolvedores ágeis compreendem que devem investir na criação de artefatos permanentes, como o código-fonte, documentação de usuário e a documentação técnica do sistema com qualidade suficiente;
  • maximize o retorno que seus clientes obterão – os clientes investem recursos (tempo, dinheiro, instalações, entre outros) para obter um software que atenda às suas necessidades, por isso é importante enfatizar o retorno esperado por eles.

Segundo AMBLER (2002), a documentação de sistema é uma decisão de negócio, não uma decisão técnica. É importante reconhecer que a decisão de manter um modelo ou artefato resulta em uma troca importante: a renúncia de novas funcionalidades em troca de uma documentação escrita. Porém, antes de uma decisão precipitada, os clientes devem ser consultados. Em alguns momentos, eles escolherão manter os artefatos, em outros, não.

Referência Bibliográfica

AMBLER, Scott W. Modelagem Ágil. São Paulo: Editora ArtMed, 2002.

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