Codificação XP

teste

Home > Engenharia de Software >  Sumário >  Desenvolvimento Ágil > Extreme Programming (XP)

Codificação XP

O XP recomenda que depois que as histórias forem elaboradas e o trabalho preliminar de projeto for feito, a equipe não avance para o código, mas, em vez disso, desenvolva uma série de testes unitários que exercitarão cada uma das histórias que devem ser incluídas na versão atual (incremento de software). Uma vez criados os testes unitários, o desenvolvedor está preparado para focalizar o que precisa ser feito. Uma vez completado o código, ele pode ser submetido imediatamente ao teste unitário, fornecendo assim feedback instantâneo para os desenvolvedores.

Um conceito-chave durante a atividade de codificação é a programação em pares. O XP recomenda que duas pessoas trabalhem juntas em uma estação de trabalho para criar o código correspondente a uma história, “duas cabeças pensam melhor do que apenas uma”.

A medida que os pares de programadores completam seu trabalho, o código que eles desenvolvem é integrado ao trabalho de outros. Esta estratégia de “integração contínua” ajuda a evitar problemas de compatibilidade e interface e fornece um ambiente de “teste fumaça” que ajuda a descobrir rapidamente erros.

Referência Bibliográfica

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.

Deixe uma resposta