Juliana Jenny Kolb
Home > Engenharia de Software > Sumário > Engenharia de Requisitos > UML > Diagrama de Classes
Agregação
Agregação é um tipo especial de associação onde tenta-se demonstrar que as informações de um objeto (chamado objeto-todo) precisam se complementadas pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra classe (chamados objeto-parte).
Este tipo de associação tenta demonstrar uma relação Todo-Parte entre os objetos associados.
Objetos-parte não podem ser destruídos por um objeto diferente do objeto-todo. O símbolo de agregação difere do de associação por conter um losângulo na extremidade da classe que contém os objetos-todo.
A Figura 1 demonstra um exemplo de agregação, onde existe uma classe Pedido, que armazena os objetos-todo e uma classe Itens Pedido, onde são armazenados os objetos-parte.
Figura 1: Exemplo de Agregação.
Fonte: GUEDES (2006).
Neste exemplo, a agregação existe apenas entre a classe Pedido e a classe Itens Pedido. A classe Produto possui apenas uma associação binária.
A associação de agregação pode em muitos casos ser substituída por uma associação binária simples. A função principal de uma associação do tipo Agregação é identificar a obrigatoriedade de uma complementação das informações de um objeto-todo por seus objetos-parte, quando este for consultado, já em uma associação binária esta obrigatoriedade não está explícita.
Referência Bibliográfica
GUEDES, Gilleanes T. A. UML: Uma abordagem prática. São Paulo: Novatec, 2006.