Composição

Juliana Jenny Kolb

teste

Home > Engenharia de Software >  Sumário > Engenharia de Requisitos > UML > Diagrama de Classes

Composição

Uma associação do tipo Composição constitui-se em uma variação da associação de agregação. Uma associação de composição tenta representar um vínculo mais forte entre os objetos-todo e os objetos-parte, procurando demonstrar que os objetos-parte têm de pertencer exclusivamente a um único objeto-todo com que se relacionam.

Em uma composição, um mesmo objeto-parte não pode associar-se a mais de um objeto-todo.
O símbolo de composição diferencia-se graficamente do símbolo de agregação por utilizar um losângulo preenchido. Da mesma forma que na agregação o losângulo deve ficar ao lado do objeto-todo. A Figura 1 apresenta um exemplo de composição.

composição

Figura 1: Exemplo de composição.

Fonte: GUEDES (2006).

Observando-se a Figura 1, percebe-se que um objeto da classe Revista Científica refere-se à no mínimo um objeto da classe Edição, podendo referir-se a muitos objetos desta classe, e que cada instância da classe Edição relaciona-se única e exclusivamente a uma instância específica da classe Revista Científica, não podendo relacionar-se com nenhuma outra.
Ainda neste exemplo, percebemos que um objeto da classe Edição deve relacionar-se a no mínimo 6 objetos da classe Artigo, podendo relacionar-se com até 10 objetos da já citada classe. No entanto um objeto da classe Artigo refere-se unicamente a um objeto da classe Edição. Isso também é uma forma de documentação, já que uma edição de uma revista científica só deve publicar trabalhos inéditos, assim é lógico que não é possível a um mesmo objeto da classe Artigo relacionar-se a mais de um objeto da classe Edição.

Referência Bibliográfica

GUEDES, Gilleanes T. A. UML: Uma abordagem prática. São Paulo: Novatec, 2006.

Deixe uma resposta