A Medição

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A Medição

A medição do progresso da organização, quando implementando o eSCM-SP, fornece informações que embasam o gerenciamento efetivo de diversas perspectivas. A medição é necessária para definir e acompanhar os níveis de serviço provendo critérios objetivos para o estabelecimento e gerenciamento dos acordos com os clientes.

O princípio do esforço de medição deve ser focado nos objetivos de negócio que agregam valor ao fornecedor e cliente do serviço. O provedor do serviço define as suas medições de forma que estas direcionem o seu comportamento e reflitam um conjunto de objetivos de negócio compreensíveis e balanceados.

Segundo Hyder, Heston e Paulk (2006a), o eSCM-SP provê um caminho progressivo de medição através dos Níveis de Capacidade. As iniciativas de medição no nível 1 são geralmente ad hoc direcionadas às necessidades imediatas do negócio dos provedores de serviço e clientes. No nível 2, o provedor de serviço precisa definir os objetivos fundamentais de medição de um relacionamento de fornecimento: situação (status), progresso, custo, esforço e conformidade. No nível 3 a medição é realizada entre vários relacionamentos e é direcionada aos objetivos e desempenho organizacional. No nível 4 a análise dos dados coletados da medição é sofisticada estatisticamente, focando o impacto da adoção de inovações tecnológicas no desempenho da organização a curto, médio e longo prazo. Por fim, no nível 5 o objetivo é demonstrar a melhoria no desempenho organizacional através de múltiplas medições realizadas continuamente.

Uma ferramenta muito utilizada para a realização e acompanhamento das medições durante a implementação do eSCM-SP é o Balanced Scorecard. Quando efetiva, esta ferramenta reflete os objetivos da organização através da medição do desempenho nas perspectivas: financeira, cliente, processos internos e aprendizado ou crescimento. O provedor de serviços não deve apenas monitorar o desempenho de cada perspectiva mas também determinar as relações de causa-efeito entre elas.

A definição e execução de medições durante e depois da implantação do modelo permite que a organização monitore o progresso da iniciativa de melhoria e possa avaliar criteriosamente os resultados obtidos. Os dados da medição são o registro da experiência adquirida pela organização e devem ser utilizados continuamente para a tomada de decisões no que tange a melhoria dos processos internos.

Referência Bbliográfica

SANTOS NETO, Nelson; PLIOPLIS, Sílvia. O ESTADO DA PRÁTICA DO MODELO eSCM.

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