Barramento USB (Universal Serial Bus)

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Arquitetura de Computadores > Barramentos

Barramento USB (Universal Serial Bus)

 

O canal USB (Universal Serial Bus) baseia-se, como seu nome indica, numa arquitetura de tipo série. No entanto, é um interface de entrada/saída muito mais rápida do que as portas série padrão. A arquitetura de série foi utilizada para este tipo por duas razões principais: oferece ao usuário velocidade muito mais elevada do que a interface paralela, já que não suporta frequências muito altas (na arquitetura de alta velocidade, os bits que circulam por cada fio chegam atrasados, provocando erros), e os cabos série são bem mais baratos que os cabos paralelos.

Padrões USB

A partir de 1995, o padrão USB foi desenvolvido para a conexão de uma grande variedade de dispositivos. O padrão USB 1.0 propõe dois modos de comunicação: o 12 Mb/s em modo de alta velocidade e o 1.5 Mb/s de baixa velocidade.

O padrão USB 1.1 oferece alguns esclarecimentos aos fabricantes de dispositivos USB mas não altera a velocidade.

O padrão USB 2.0 permite alcançar velocidades de até 480 Mbit/s.

Na ausência de logotipo, a melhor maneira de determinar se são periféricos USB de alta ou baixa velocidade é consultar a documentação do produto quando os conectores forem os mesmos.

A compatibilidade entre dispositivos USB 1.0, 1.1 e 2.0 está garantida. Contudo, o uso de um dispositivo USB 2.0 em uma porta USB de baixa velocidade (ou seja, 1.0 ou 1.1), limitará a velocidade a 12 Mbit/s, no máximo. Às vezes, o sistema operacional exibe mensagem que explica que a velocidade será restringida.

 

Referência Bibliográfica

ALMEIDA, Marilane. Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. São Paulo: Digerati Books, 2007.

ANTONIO, João. Informática para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Deixe uma resposta