Juliana Jenny Kolb
Home > Governança > Governança de TI > COBIT 5 > Princípios do COBIT
Princípio 1: Meeting Stakeholder Needs (Atendendo às Necessidades dos Stakeholders)
Empresas existem para criar valor para os seus stakeholders (acionistas, clientes, colaboradores, entre outros), por meio da manutenção do equilíbrio entre os benefícios (realizações) e a otimização de riscos e recursos (figura 1).
O COBIT 5 provê todos os processos necessários e outros facilitadores para suportar a criação de valor de negócio utilizando a Tecnologia da Informação (TI) como suporte.
Como cada empresa possui diferentes objetivos, o COBIT 5 pode ser customizado para atender aos diversos contextos organizacionais, traduzindo metas de alto nível em metas específicas (gerenciáveis), mapeando processos e definindo práticas específicas.
Figura 1: Objetivo da Governança: Criar Valor
Fonte: ISACA (2012)
Cascata dos Objetivos do COBIT 5
Figura 2: Cascata de Objetivo do COBIT
Fonte: ISACA (2012)
Cada organização opera em um contexto diferente; este contexto é determinado por fatores externos (mercado, setor, geopolíticas, etc.) e fatores internos (cultura, organização, inclinação ao risco, etc.), e exige um sistema de governança e gestão personalizado.
A cascata de objetivos do COBIT 5 é o mecanismo de tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos, personalizados, exequíveis, objetivos de TI e metas de habilitador. Esta
tradução permite a configuração de objetivos específicos em cada nível e em cada área da organização em apoio aos objetivos gerais e às exigências das partes interessadas e, portanto, apoia efetivamente o alinhamento entre as necessidades corporativas e os serviços e soluções de TI.
Passos da Cascata de Objetivos
- 1º Passo. Os Direcionadores das Partes Interessadas Influenciam as Necessidades das Partes Interessadas. As necessidades das partes interessadas são influenciadas por diversas tendências, por exemplo, mudanças de estratégia, mudanças nos negócios e no ambiente regulatório bem como novas tecnologias.
- 2º Passo. Desdobramento das Necessidades das Partes Interessadas em Objetivos Corporativos. As necessidades das partes interessadas podem estar relacionadas a um conjunto de objetivos corporativos genéricos. Esses objetivos corporativos foram criados usando as dimensões do balanced scorecard (BSC) (+) e representam uma lista dos objetivos mais usados que uma organização pode definir para si. Embora esta lista não seja completa, a maioria dos objetivos específicos das organizações pode ser mapeada facilmente em um ou mais dos objetivos corporativos genéricos. Ver: Tabela com as necessidades das partes interessadas e os objetivos corporativos (+)
O COBIT 5 define 17 objetivos genéricos, conforme demonstrados na figura 3, que incluem as seguintes informações:
– A dimensão BSC sob a qual o objetivo corporativo se enquadra
– Objetivos corporativos
– A relação entre os três principais objetivos da governança – Realização de benefícios, Otimização do risco e Otimização dos recursos (‘P’ significa relação primária e ‘S’ relação secundária, ou seja, uma relação mais fraca).
Figura 3: Objetivos Corporativos COBIT
Fonte: ISACA (2012)
- 3º Passo. Cascata dos Objetivos Corporativos em Objetivos de TI. O atingimento dos objetivos corporativos exige uma série de resultados de TI que são representados pelos objetivos relacionados a TI.
- “Relacionados a TI” significa tudo o que estiver relacionado à tecnologia da informação e tecnologias afins, e os objetivos de TI são estruturados de acordo com as dimensões do balanced scorecard de TI (IT BSC).
O COBIT 5 define 17 objetivos de TI, relacionados na figura 4.
Figura 4: Objetivos de TI
Fonte: ISACA (2012)
- 4º Passo. Cascata dos Objetivos de TI em Metas do Habilitador Atingir os objetivos de TI exige a aplicação e o uso bem-sucedido de diversos habilitadores. Habilitadores incluem processos, estruturas organizacionais e informações, e para cada habilitador um conjunto específico de metas relevantes pode ser definido para apoiar os objetivos de TI.
Referência Bibliográfica
IT Governance Institute. COBIT 5: Enabling Process. ISACA. 2012.