Concorrência

teste seu conhecimento

Home > Engenharia de Software > Sumário > Projeto Arquitetural > Estilos de Padrões Arquiteturais

Concorrência

Muitas aplicações precisam tratar de múltiplas tarefas de um modo que simule paralelismo. Isso ocorre sempre que múltiplas tarefas ou componentes “paralelos” são gerenciados por um único processador.

Há um certo número de diferentes modos pelos quais uma aplicação pode tratar da concorrência, e cada um pode ser apresentado por um diferente padrão arquitetural. Por exemplo, uma abordagem deve usar um padrão de gestão de processo do sistema operacional que fornece características incorporadas ao SO, permitindo que os componentes sejam executados concorrentemente. O padrão também incorpora funcionalidade do SO que gerencia a comunicação entre processos, escalonamento e outras capacidades necessárias para atingir concorrência.

Outra abordagem poderia definir um escalonador de tarefas para a aplicação. Um padrão escalonador de tarefa contém um conjunto de objetos ativos em que cada um contém uma operação ticar(). O escalonador periodicamente chama o ticar() para cada objeto, que então executa as funções a realizar antes de devolver o controle para o escalonador, que então chama a operação ticar() para o próximo objeto concorrente.

Referência Bibliográfica

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.

Deixe uma resposta