Juliana Jenny Kolb
Home > Gerenciamento de Processos
Desenho de Processos – CBOK
Desenho de processos é a concepção de novos processos de negócio e a especificação de como esses funcionarão, serão medidos, controlados e gerenciados. Envolve a criação do modelo futuro de processos de negócio (“TO-BE”) no contexto dos objetivos de negócio e de desempenho de processos, e fornece planos e diretrizes sobre como fluxos de trabalho, aplicações de negócio, plataformas tecnológicas, recursos de dados e controles financeiros e operacionais interagem com os processos.
O desenho de processos é a definição formal de objetivos e entregáveis, e a organização das atividades e regras necessárias para produzir um resultado desejado. Inclui o ordenamento das atividades em um fluxo com base nos relacionamentos das atividades e a identificação e associação de competências, equipamento e suporte necessários para executar as atividades.
O desenho trata a mudança de processo em uma perspectiva “de fora para dentro“, considerando as necessidades do clientes e o alcance das metas estratégicas.
São consideradas três abordagens para desenho de processos:
• Processo de negócio pré-modelado: uma abordagem que pressupõe planejamento, análise e desenho antes da implementação, monitoramento & controle e refinamento;
• Processo influenciado pela interface: utiliza-se de prototipação de uma interface de utilização para incorporar o fluxo do processo na interface;
• Processo de negócio desestruturado: baseada em atividade real observada.
Referência Bibliográfica
CAMPOS, André L. N. Modelagem de Processos com BPMN. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.
Guia BPM CBOK versão 3.o, 2013.
RAINER JÚNIOR, R. Kelly; CEGIELSKI, Casey G. Introdução a Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.