Juliana Jenny Kolb
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Elementos do BPM
Um processo é uma sequência de atividades com um objetivo específico. A figura 1 apresenta um exemplo.
Figura 1: Exemplo de processo/atividades.
Fonte: CAMPOS (2014).
As atividades são ações geralmente realizadas por pessoas (atores). Usa-se verbos no infinitivo para descrever as atividades.
Os objetos de dados são informações consumidas ou geradas pelo processo, a figura 2 apresenta um exemplo.
Figura 2: Dados consumidos e produzidos em um processo.
Fonte: CAMPOS (2014).
Os objetos de dados podem se referir a documentos, banco de dados, tabelas, entre outros.
Um desenho de processo pode ser enriquecido a ponto de possibilitar uma compreensão completa das atividades que são realizadas. Para tanto, é possível indicar atores e eventos.
Os atores são pessoas ou cargos responsáveis pela execução das atividades.
Os eventos são fatos ocorridos ou situações definidas ao longo do processo. Geralmente utiliza-se um verbo ou frase curta no pretérito perfeito para indicá-lo, exemplo: “pedido aprovado”, a figura 3 apresenta um exemplo.
Figura 3: Eventos em um processo BPM.
Fonte: CAMPOS (2014).
Percebe-se que o processo demonstrado na figura 3 é realizado por diferentes atores ou diferentes áreas funcionais.
Tipos de processos organizacionais
Os processos organizacionais podem ser classificados de diferentes maneiras, em relação à função organizacional temos:
- primários;
- suporte;
- gerenciais.
Processos Primários
Também chamados de “finalísticos”, são processos que se relacionam diretamente com o cliente da organização, ou seja, são os processos que entregam ao cliente o valor criado pela organização.
Os processos primários são “ponto a ponto” por natureza, pois trazem a demanda do cliente para dentro da organização e devolvem a este cliente o resultado.
Processos de Suporte
Os processos de suporte, também chamados de “apoio”, trabalham para os processos primários. Ele não tem relação com o cliente externo. Pode-se citar como exemplos de processos de suporte: processos de recursos humanos, processos de tecnologia da informação, entre outros.
Processos Gerenciais
Os processos gerenciais trabalham para garantir a eficácia e a eficiência dos processos primários e de suporte. Estes processos monitoram e gerenciam os demais, inclusive buscando melhorias ou inovações como um todo. Pode-se citar como exemplos de processos gerenciais: processos de gestão estratégica, processos de auditoria, processos de gestão de projetos, entre outros.
Referência Bibliográfica
CAMPOS, André L. N. Modelagem de Processos com BPMN. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.
RAINER JÚNIOR, R. Kelly; CEGIELSKI, Casey G. Introdução a Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.