Etapas da Estratégia de Serviço

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Etapas da Estratégia de Serviço

A estratégia do serviço pode ser desenvolvida através de quatro etapas:

  • definir o mercado:
    • estabelecer a relação entre o serviço e a estratégia;
    • entender o cliente e as oportunidades embutidas nos seus resultados de saída esperados.
  • desenvolver as ofertas:
    • a partir da descoberta do espaço de mercado a ser focado, definir os serviços com base na proposta de valor que estes podem agregar aos ativo e resultados esperados dos clientes;
    • estabelecer o Portfólio de Serviços e os Catálogos de Serviço.
  • desenvolver os ativos estratégicos:
    • promover o aumento da demanda pelo serviço reduzindo a capacidade ociosa do provedor.
  • preparar para a execução:
    • avaliar estrategicamente as ofertas;
    • estabelecer objetivos;
    • alinhar os ativos do serviço com os resultados esperados e com as necessidades dos clientes;
    • definir os fatores críticos de sucesso;
    • priorizar os investimentos;
    • procurar formas de apoiar o crescimento e a expansão do negócio.
A figura 1 apresenta os elementos do Portfólio de Serviço e do Catálogo de Serviços.
portfólio de serviços
Figura 1: Elementos do Portfólio de Serviço e do Catálogo de Serviços.
Fonte: Adaptado de OGC (2007).

Referência Bibliográfica

FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).

FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

 

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