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Faça a Interface Consistente
A interface deve apresentar e receber informação de modo consistente. Isso implica em:
- toda a informação visual seja organizada de acordo com um padrão de projeto mantido ao longo de todos os mostradores de tela;
- mecanismos de entrada são restritos a um conjunto limitado, usado consistentemente ao longo de todas a aplicação;
- mecanismos para navegar de tarefa a tarefa são consistentemente definidos e implementados.
MANDEL (1997) define um conjunto de princípios de projeto que ajudam a fazer a interface consistente:
- permita ao usuário situar a tarefa atual em um contexto significativo: muitas interfaces implementam camadas de interação complexas com muitas imagens de tela, é importante fornecer indicadores (títulos de janela, ícones gráficos, código de cores) que permitam ao usuário perceber o contexto do trabalho em mãos. Além disso, o usuário pode determinar de onde veio e que alternativas existem de transição para uma nova tarefa;
- mantenha consistência ao longo de uma família de aplicações: um conjunto de aplicações (ou produtos) deve implementar as mesmas regras de projeto, de modo que seja mantida a consistência para toda a interação;
- se modelos interativos anteriores criaram expectativas para o usuário, não faça modificações, a menos que haja forte razão para isso: quando uma sequência interativa particular torna-se uma norma de fato, o usuário espera isso em toda a aplicação que encontra. Uma modificação causará confusão.
Referência Bibliográfica
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.