Juliana Jenny Kolb
Home > Gerenciamento de Serviços > ITIL > Desenho de Serviços ITIL
Gerenciamento da Capacidade ITIL – Cap
O Gerenciamento da Capacidade mantém os níveis de entrega de serviços requisitados a um custo acessível, além de assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades de negócio.
O Gerenciamento da Capacidade estabelece três elementos de gerenciamento:
- Negócio.
- Serviço.
- Componente.
Entre os principais produtos, constam:
- Sistema de informação de Gerenciamento da Capacidade (CIMS);
- Plano de Capacidade.
Exemplos de indicadores:
- O uso do processador por carga de trabalho e aplicação.
- Consumo de recursos relativo.
- Transações Min/max por segundo.
- Tempos on-line e as tendências de resposta.
- Estatísticas de utilização.
- Tendências de uso de negócios.
- Tendências de uso de rede.
- Workload tendências e previsões.
- As previsões de crescimento.
Referência Bibliográfica
FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).
FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.