.Gerenciamento da Continuidade de Serviço – Cont

Juliana Jenny Kolb

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Gerenciamento da Continuidade de Serviço – Cont

O objetivo do Gerenciamento da Continuidade de Serviço consiste em manter continuamente a capacidade de recuperação dos serviços de TI, de modo a atender as necessidades, requisitos e prazos de negócio, por meio de planos, análises de impacto, avaliações de risco, aconselhamento das áreas de negócio, medidas proativas e negociação de contratos.

O Gerenciamento da Continuidade de Serviço trata de eventos significativos, que podem ser considerados “desastres”. Este processo investiga, desenvolve e implementa opções de recuperação de serviços quando ocorrer uma interrupção grave.

Entre os produtos do Gerenciamento da Continuidade de Serviços, constam:

  • Estratégias e políticas de ITSCM;
  • Plano de prevenção de desastres;
  • Plano de contingência;
  • Plano de recuperação de desastres.

 

Exemplos de indicadores:

  • Os dados históricos de incidentes, problemas, emergências e desastres.
  • Número e detalhes das alterações que exigem atualizações no plano de contingência.
  • Percentual de mudanças que causaram grandes problemas.
  • Detalhes de IC, incluindo dependências, relacionamentos e criticidade.
  • Dados e requisitos de segurança.
  • Análise de serviços.
  • Resultado de testes.
  • SLA (Acordo com os Níveis de Serviço) de informações críticas.
  • Sempre revise os detalhes do contrato.

 

Referência Bibliográfica

FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).

FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

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