Juliana Jenny Kolb
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Gerenciamento da Continuidade de Serviço – Cont
O objetivo do Gerenciamento da Continuidade de Serviço consiste em manter continuamente a capacidade de recuperação dos serviços de TI, de modo a atender as necessidades, requisitos e prazos de negócio, por meio de planos, análises de impacto, avaliações de risco, aconselhamento das áreas de negócio, medidas proativas e negociação de contratos.
O Gerenciamento da Continuidade de Serviço trata de eventos significativos, que podem ser considerados “desastres”. Este processo investiga, desenvolve e implementa opções de recuperação de serviços quando ocorrer uma interrupção grave.
Entre os produtos do Gerenciamento da Continuidade de Serviços, constam:
- Estratégias e políticas de ITSCM;
- Plano de prevenção de desastres;
- Plano de contingência;
- Plano de recuperação de desastres.
Exemplos de indicadores:
- Os dados históricos de incidentes, problemas, emergências e desastres.
- Número e detalhes das alterações que exigem atualizações no plano de contingência.
- Percentual de mudanças que causaram grandes problemas.
- Detalhes de IC, incluindo dependências, relacionamentos e criticidade.
- Dados e requisitos de segurança.
- Análise de serviços.
- Resultado de testes.
- SLA (Acordo com os Níveis de Serviço) de informações críticas.
- Sempre revise os detalhes do contrato.
Referência Bibliográfica
FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).