.Gerenciamento da Disponibilidade ITIL – Disp

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Serviços > ITIL > Desenho de Serviços ITIL

Gerenciamento da Disponibilidade ITIL – Disp

O Gerenciamento da Disponibilidade tem como objetivo assegurar que os serviços sejam entregues dentro dos níveis acordados.

Concentra questões relacionadas à disponibilidade de serviços, componentes e recursos, garantindo que as metas de disponibilidade em todas as áreas sejam alcançadas e atendem às necessidades do negócio.

O Gerenciamento da Disponibilidade realiza a gestão da disponibilidadeconfiabilidadesustentabilidade funcionalidade.

Entre os produtos deste processo, constam:

  • Sistema de Informação de Gestão da Disponibilidade (AMIS);
  • Plano de Disponibilidade.

Exemplos de indicadores:

  • SLA (Acordo com os Níveis de Serviço) por serviço.
  • Tempo de parada total por serviço.
  • Detecção de tempo parado decorrido por incidente.
  • Os tempos de resposta por incidente.
  • Tempo necessário para reparar por incidente.
  • Disponibilidade real em comparação com os requisitos de SLA (Acordo com os Níveis de Serviço).
  • Confiabilidade – em comparação com as expectativas.
  • Manutenibilidade – em comparação com as expectativas.
  • Facilidade de manutenção – o desempenho do fornecedor em comparação com as condições contratuais.

Referência Bibliográfica

FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).

FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
msg

Deixe uma resposta