Juliana Jenny Kolb
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Gerenciamento da Disponibilidade ITIL – Disp
O Gerenciamento da Disponibilidade tem como objetivo assegurar que os serviços sejam entregues dentro dos níveis acordados.
Concentra questões relacionadas à disponibilidade de serviços, componentes e recursos, garantindo que as metas de disponibilidade em todas as áreas sejam alcançadas e atendem às necessidades do negócio.
O Gerenciamento da Disponibilidade realiza a gestão da disponibilidade, confiabilidade, sustentabilidade e funcionalidade.
Entre os produtos deste processo, constam:
- Sistema de Informação de Gestão da Disponibilidade (AMIS);
- Plano de Disponibilidade.
Exemplos de indicadores:
- SLA (Acordo com os Níveis de Serviço) por serviço.
- Tempo de parada total por serviço.
- Detecção de tempo parado decorrido por incidente.
- Os tempos de resposta por incidente.
- Tempo necessário para reparar por incidente.
- Disponibilidade real em comparação com os requisitos de SLA (Acordo com os Níveis de Serviço).
- Confiabilidade – em comparação com as expectativas.
- Manutenibilidade – em comparação com as expectativas.
- Facilidade de manutenção – o desempenho do fornecedor em comparação com as condições contratuais.
Referência Bibliográfica
FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).
FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.