Juliana Jenny Kolb
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Gerenciamento de Ativos de Serviço e da Configuração – Conf
O Gerenciamento de Ativos de Serviço e da Configuração abrange identificação, registro, controle e verificação de ativos de serviço e itens de configuração (componentes de TI, tais como hardwares, softwares e documentação relacionada), incluindo suas versões, componentes e interfaces, dentro de um repositório centralizado.
Fazem parte também do escopo deste processo a proteção da integridade dos ativos e itens de configuração ao longo do ciclo de vida do serviço contra mudanças não autorizadas e o estabelecimento e a manutenção de um Sistema de Gerenciamento da Configuração completo e preciso.
Em relação a projetos de configuração, ver: Gestão de Configuração de Software (+).
Exemplos de indicadores:
- Frequência e número de erros do CMDB.
- Duração de frequência de consistência do CMDB.
- Frequência de IC não registrados.
- Número e gravidade das violações em SLAs causados por informações imprecisas CMDB.
- Frequência e impacto dos incidentes que afetam o sistema de gerenciamento de configuração.
- Número de ocasiões em que a distribuição de software remoto está no nível errado.
- Frequência e duração de gargalos causados pela atividade de gerenciamento de configuração a ser demasiado lento.
- Pontualidade de relatórios gerenciais.
- Habilidade para lidar com o crescimento.
Referência Bibliográfica
FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).