Gerenciamento de Ativos de Serviço e da Configuração – Conf

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Serviços > ITIL > Transição de Serviço ITIL

Gerenciamento de Ativos de Serviço e da Configuração – Conf

O Gerenciamento de Ativos de Serviço e da Configuração abrange identificação, registro, controle e verificação de ativos de serviço e itens de configuração (componentes de TI, tais como hardwares, softwares e documentação relacionada), incluindo suas versões, componentes e interfaces, dentro de um repositório centralizado.

Fazem parte também do escopo deste processo a proteção da integridade dos ativos e itens de configuração ao longo do ciclo de vida do serviço contra mudanças não autorizadas e o estabelecimento e a manutenção de um Sistema de Gerenciamento da Configuração completo e preciso.

Em relação a projetos de configuração, ver: Gestão de Configuração de Software (+).

Exemplos de indicadores:

  • Frequência e número de erros do CMDB.
  • Duração de frequência de consistência do CMDB.
  • Frequência de IC não registrados.
  • Número e gravidade das violações em SLAs causados por informações imprecisas CMDB.
  • Frequência e impacto dos incidentes que afetam o sistema de gerenciamento de configuração.
  • Número de ocasiões em que a distribuição de software remoto está no nível errado.
  • Frequência e duração de gargalos causados pela atividade de gerenciamento de configuração a ser demasiado lento.
  • Pontualidade de relatórios gerenciais.
  • Habilidade para lidar com o crescimento.

Referência Bibliográfica

FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).

FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

msg

Deixe uma resposta