.Gerenciamento de Nível de Serviço ITIL – Niv

Juliana Jenny Kolb

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Gerenciamento de Nível de Serviço ITIL – Niv

O gerenciamento de nível de serviço é responsável por garantir que todos os processos, acordos de nível operacional e contratos de apoio são adequados para as metas acordadas de nível de serviço.

O Gerenciamento de Nível de Serviço tem como objetivo garantir que os serviços:

  • sejam medidos de forma consistente por toda a organização;
  • atendam às necessidades dos clientes e do negócio.

Entre as atividades do Gerenciamento de Nível de Serviço, constam:

  • estabelecimento de acordos;
  • documentação de metas de negócio a serem alcançadas pelo serviços;
  • monitoramento/relato dos Acordo com os Níveis de Serviço (SLAs);
  • negociação de Requisitos de Nível de Serviço (RNS) para serviços futuros;
  • desenvolvimento e gerenciamento de Acordos de Nível Operacional (OLAs);
  • revisão de contratos junto com o processo de Gerenciamento de Fornecedores;
  • prevenção de falhas nos serviços;
  • desenvolvimento e manutenção de Planos de Qualidade dos Serviços (SQP).

Exemplos de indicadores:

  • Número de ocasiões em que os níveis de serviço acordados não são fornecidos.
  • O tempo decorrido para acompanhar e resolver problemas, incidentes e requisições de serviços.
  • As deficiências na gestão de nível de serviço.
  • Possíveis melhorias no SLM (Gerenciamento de nível de serviço).

Referência Bibliográfica

FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).

FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

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