Home > Gerenciamento de Serviços > ITIL > Estratégia de Serviços ITIL
Gerenciamento de Portfólio – Port
Método que visa governar os investimentos em gerenciamento de serviços através da empresa e gerenciá-los para que adicionem valor ao negócio.
O portfólio fornece informações sobre todos os serviços através do ciclo de vida.
A partir do portfólio é possível saber:
- Catálogo de Serviços: o que está em operação;
- Pipeline de Serviços: o que está em desenvolvimento;
- Serviços Aposentados (Retired Services): o que deve ser aposentado ou já foi retirado do portfólio (serviços obsoletos).
Este processo descreve os serviços em termos de valor para o negócio, definindo as necessidades do negócio e as soluções do provedor para elas. Além disso, este processo compara os serviços de vários provedores, baseado na descrição e no valor. É uma forma de analisar a competitividade de serviços, verificando fraquezas e pontos fortes.
Destaca-se o papel do Gerente de Produto, que gerencia serviços como se fossem produtos no ciclo de vida.
Site Pesquisado
FAGURY, Thiago. www.fagury.com.br (acessado em 26/09/2013).
FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI, da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.