Gerenciamento de Processos de Negócio

Juliana Jenny Kolb

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Gerenciamento de  Processos de Negócio

Gerenciamento de Processos de Negócio é um conjunto de práticas que tem por objetivo otimizar os processos de negócio para aumentar os resultados da organização e gerar valor aos clientes.

O Gerenciamento de Processos de Negócio representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais, conforme ilustrado na figura 1.

Gerenciamento de Processos de Negócios CBOK v3

Figura 1: Processos orquestrando atividades

Fonte: Guia CBOK (2013).

Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas.

Começa em um nível mais alto do que o nível que realmente executa o trabalho e, então, subdivide-se em sub processos que devem ser realizados por uma ou mais atividades dentro de funções de negócio. As atividades, por sua vez, podem ser decompostas em tarefas e, adiante, em cenários de realização da tarefa e respectivos passos.

Classificação dos Processos de Negócio

Os processos de negócio podem ser classificados em três tipos:

  • Processo Primário
    • É um processo tipicamente interfuncional ponta a ponta que agrega valor diretamente para o cliente. Processos primários são frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão.
    • Esses processos constroem a percepção de  valor pelo cliente por estarem diretamente relacionados à experiência de consumo do produto ou serviço.
    • Exemplos: ver Cadeia de Valor (+)
  • Processo de Suporte
    • Existem para prover suporte a processos primários e processos de gerenciamento.
    • Processos de Suporte não entregam valor diretamente para os clientes.
  • Processo de Gerenciamento
    • Tem o propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio.
    • São necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho.
    • Não agregam valor diretamente ao cliente.
    • A disciplina de BPM constitui um conjunto de capacidade de negócio que abrange desenhar, implementar, monitorar, controlar e melhorar continuamente processos de negócio. Esses processos que compõem a disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio são exemplos de processos de gerenciamento.

Ciclo de Vida BPM

Processos de negócio devem ser gerenciados em um ciclo contínuo para manter sua integridade e permitir a transformação.

O ciclo de vida não é prescritivo, não se trata de um ciclo de vida único.

Ciclo de Vida BPM CBOK

1. Planejamento e estratégia:  desenvolvimento de uma estratégia dirigida para processos.

2. Análise de processos de negócio: validação das informações antes da ação efetivamente. É quando o contexto no qual as metas e objetivos estão inseridos são medidos e suas variáveis, como fatores externos, são identificadas.

3. Desenho e modelagem: desenho do processo, momento onde as perguntas  são respondidas (O que, quando, onde, quem).

4. Implementação de processos: implementação do desenho e modelagem do processo.

5. Monitoramento e controle: Monitoramento e geração de informações sobre o desempenho através de métricas.

6. Refinamento: implementação de melhoria ou redesenho de determinado processo.

Referência Bibliográfica

Guia BPM CBOK versão 3.o, 2013.

 

 

 

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