Juliana Jenny Kolb
Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição
Gerente de Projetos
Segundo o PMBok (2013), o Gerente de Projetos é a pessoa designada pela organização para alcançar os objetivos do projeto.
Características indispensáveis para um gerente de projetos:
- Conhecimento sobre o gerenciamento de projetos como um todo;
- Desempenho, capacidade de aplicar seu conhecimento;
- Pessoal, abrange liderança, capacidade de orientar a equipe do projeto.
Atribuições/responsabilidades de um gerente de projetos:
- Desenvolver a equipe do projeto;
- Monitorar o desempenho da equipe;
- Entender os detalhes do projeto, porém gerenciá-lo de forma global;
- Determinar o método mais apropriado de execução do projeto;
- Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto e todos os demais planos e linhas de base necessários;
- Refletir sobre o impacto de qualquer indisponibilidade de recursos necessários no cronograma, orçamento, riscos, qualidade e em outros planos necessários;
- Garantir que auditorias sejam realizadas auditorias com uma frequência adequada;
- Consolidação dos relatórios do projeto;
- Gerenciamento das expectativas dos stakeholders (partes interessadas);
- Decisão sobre os métodos de comunicação usados no projeto.
Habilidades do gerente de projetos:
- Redação e apresentação;
- Negociação;
- Oratória;
- Estabelecimento de confiança;
- Solução de conflitos;
- Superação da resistência à mudança.
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.