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Modelo em Estágios
O Modelo em Estágios do CMMI define as mesmas áreas de processo, metas e práticas que o modelo contínuo. A principal diferença é que o modelo em estágios define cinco níveis de maturidade em vez de cinco níveis de capacitação.
Para atingir um nível de maturidade, as metas e práticas específicas associadas a um conjunto de áreas de processo precisam ser alcançadas.
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Níveis de Maturidade:
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Nível 1: Inicial (Ad-hoc)
Não possui áreas de processo.
Nível 2: Gerenciado / Gerido (repetitivo)
- Gerenciamento de Requisitos – REQM (Requirements Management)
- Planejamento de Projeto – PP (Project Planning)
- Acompanhamento e Controle de Projeto – PMC (Project Monitoring and Control)
- Gerenciamento de Acordo com Fornecedor – SAM (Supplier Agreement Management)
- Medição e Análise – MA (Measurement and Analysis)
- Garantia da Qualidade de Processo e Produto – PPQA (Process and Product Quality Assurance)
- Gerência de Configuração – CM (Configuration Management)
Nível 3: Definido: processos são gerenciados de modo proativo por meio do entendimento dos inter-relacionamentos entre as atividades de processo e de medições detalhadas do processo, produtos de trabalho e serviços.
- Desenvolvimento de Requisitos – RD (Requirements Development)
- Solução Técnica – TS (Technical Solution)
- Integração de Produto – PI (Product Integration)
- Verificação – VER (Verification)
- Validação – VAL (Validation)
- Foco de Processo Organizacional – OPF (Organizational Process Focus)
- Definição de Processo Organizacional – OPD (Organizational Process Definition)
- Treinamento Organizacional – OT (Organizational Training)
- Gerenciamento Integrado de Projeto – IPM (Integrated Project Management)
- Gerenciamento de Riscos – RSKM (Risk Management)
- Análise de Decisão e Resolução – DAR (Decision Analysis and Resolution)
Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente
- Desempenho de Processo Organizacional – OPP (Organizational Process Performance)
- Gerenciamento Quantitativo de Projeto – QPM (Quantitative Project Management)
Nível 5: Em otimização
- Gestão do Desempenho Organizacional – OPM (Organizational Performance Management)
- Análise Causal e Resolução – CAR (Causal Analysis and Resolution)
Referência Bibliográfica
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.