Home > Engenharia de Software > Sumário > Processo de Software > Modelos Prescritivos de Processo > Modelos Incrementais
O Modelo Incremental
O Modelo Incremental combina elementos do modelo em cascata aplicado de maneira iterativa, conforme ilustrado na figura 1. Cada sequência linear produz “incrementos” do software passíveis de serem entregues.
Figura 1: Modelo Incremental.
Fonte: PRESSMAN (2010).
Quando um Modelo Incremental é usado, o primeiro incremento frequentemente é chamado de núcleo do produto. Isto é, os requisitos básicos são satisfeitos, mas muitas características suplementares deixam de ser elaboradas.
O núcleo do produto é usado pelo cliente e um plano é desenvolvido para o próximo incremento como resultado do uso e/ou avaliação.
O Modelo de Processo Incremental, como a prototipagem e outras abordagens evolucionárias, é iterativo por natureza. O Modelo Incremental tem o objetivo de apresentar um produto operacional a cada incremento.
O desenvolvimento incremental é particularmente útil quando não há mão-de-obra e/ou recursos técnicos disponíveis para a implementação completa, dentro do prazo comercial de entrega estabelecido para o projeto.
Referência Bibliográfica
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.