O Modelo Incremental

teste

Home > Engenharia de Software > Sumário > Processo de Software > Modelos Prescritivos de Processo > Modelos Incrementais

O Modelo Incremental

O Modelo Incremental combina elementos do modelo em cascata aplicado de maneira iterativa, conforme ilustrado na figura 1. Cada sequência linear produz “incrementos” do software passíveis de serem entregues.

Ciclo de Vida Incremental

Figura 1: Modelo Incremental.
Fonte: PRESSMAN (2010).

Quando um Modelo Incremental é usado, o primeiro incremento frequentemente é chamado de núcleo do produto. Isto é, os requisitos básicos são satisfeitos, mas muitas características suplementares deixam de ser elaboradas.
O núcleo do produto é usado pelo cliente e um plano é desenvolvido para o próximo incremento como resultado do uso e/ou avaliação.
O Modelo de Processo Incremental, como a prototipagem e outras abordagens evolucionárias, é iterativo por natureza. O Modelo Incremental tem o objetivo de apresentar um produto operacional a cada incremento.
O desenvolvimento incremental é particularmente útil quando não há mão-de-obra e/ou recursos técnicos disponíveis para a implementação completa, dentro do prazo comercial de entrega estabelecido para o projeto.

Referência Bibliográfica

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.

Deixe uma resposta