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O que é Balanced Scorecard?
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho voltada para a estratégia e administração organizacional, foi desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em 1992.
O BSC também é classificado como um sistema de suporte à decisão, pois objetiva a reunião de elementos-chave para o acompanhamento e cumprimento da estratégia.
A abordagem do BSC provê uma prescrição clara sobre o que as empresas devem medir para equilibrar a perspectiva financeira. Porém, cuidado, não se trata de um sistema de medição e sim de um sistema de gestão, que habilita as organizações a clarear sua visão e estratégia, traduzindo-as em ações.
Os passos dessa metodologia incluem:
- definição da estratégia empresarial;
- gerência do negócio;
- gerência de serviços;
- gestão da qualidade.
Estes passos são implementados através de indicadores de desempenho. Estes indicadores medem o desempenho organizacional sobre quatro perspectivas equilibradas:
- financeira: para sermos bem sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas?
- cliente: para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes?
- processos internos da empresa: para satisfazermos nossos clientes, em que processos de negócios devemos alcançar a excelência?
- aprendizado e crescimento: para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar?
A figura 1 ilustra a integração entre as quatro perspectivas do BSC.
Figura 1: As quatro perspectivas do BSC.
Fonte:Kaplan e Norton (1997, p.10)
Segundo Kaplan e Norton (1997, p.25), o BSC reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Este conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica, por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada sob as quatro perspectivas. Dessa forma, contribui para que as empresas acompanhem o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro.
Referência Bibliográfica
KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. A estratégia em ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.