Juliana Jenny Kolb
Home > Engenharia de Software > Sumário > Introdução
O Software
Software é geralmente associado a programas de computador. Software não é apenas o programa, mas também toda a documentação associada e os dados de configuração necessários para fazer com que esses programas operem corretamente.
Existem dois tipos de produtos de softwares:
- produtos genéricos: sistemas do tipo stand-alone (softwares de prateleira), produzidos e comercializados para qualquer consumidor. Exemplos: bases de dados, editores de texto, ferramentas gráficas, entre outros;
- produtos sob encomenda: sistemas personalizados, encomendados por um cliente em particular. Exemplos: sistemas de controle de dispositivo eletrônicos, sistemas específicos para um determinado processo de negócio.
Importante: nos produtos genéricos, a organização desenvolvedora controla as especificações, nos produtos personalizados, as mesmas são controladas pela organização cliente.
Segundo PRESSMAN (2010), o software é um elemento de um sistema lógico e não de um sistema físico. Assim, o software tem características que são consideravelmente diferentes daquelas do hardware:
- o software é desenvolvido, ou passa por um processo de engenharia, não é manufaturado no sentido clássico;
- o software não “se desgasta”;
- apesar da indústria estar se movendo em direção a montagem baseada em componentes, a maior parte de software continua a ser construída sob encomenda.