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Planejamento da Auditoria da Qualidade
A eficiência da auditoria é diretamente proporcional à objetividade exercida. Desta forma, a auditoria deve estar pautada por padrões de qualidade da organização ou normas específicas.
Em uma auditoria de qualidade, orienta-se que os tópicos listados abaixo sejam definidos:
- cronograma: permite organização o trabalho tanto por parte dos auditores quanto dos auditados;
- áreas auditadas: define as áreas prioritárias da organização;
- documentação: os documentos necessários à auditoria devem ser criados ou identificados;
- objetividade: se os padrões de qualidade da empresa forem objetivos, a auditoria também tende a ser;
- descoberta das causas: o auditor pode ou não descobrir as causas dos problemas apontados, dependendo da orientação repassada a ele;
- competência dos auditores: é necessário que os auditores compreendam os aspectos tecnológicos dos processos e atividades que serão auditados, mas é imprescindível que sejam treinados nos aspectos humanos da qualidade.
Referência Bibliográfica
FALCONI CAMPOS, Vicente. Padronização de Empresas. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.